domingo, 23 de junho de 2013

OITO DICAS PRA NÃO PAGAR MICO EM TEMPOS DE MANIFESTAÇÕES

Por Sidney Braga

Oito dicas pra não pagar mico em tempos de Manifestações:

1- Não compartilhe o vídeo dos atores da ‘Globo’ contra Belo Monte. Esse vídeo de 2011 está cheio de informações falsas. Inclusive, alguns atores que gravaram o vídeo se arrependeram depois de descobrir que o que eles disseram não era bem assim.

2- Não diga que foram gastos 30 bilhões em estádios. Na verdade, foram gastos 7 bilhões, que é coisa p’ra caramba. Desses 7 bilhões, grande parte é emprestado pelo governo federal, mas a maior fatia será paga pela iniciativa privada. Os outros 23 bilhões foram investimentos em infraestrutura, transporte e aeroportos. Inclusive, o investimento em transporte é uma das reivindicações dos protestos.

3- Nunca peça p’ro “governo gastar com saúde o mesmo que se gastou com estádio de futebol” (*). Nos 7 anos de preparação para a Copa, foram gastos, aproximadamente, 7 bilhões com estádios. Nesse mesmo período, foram gastos mais de 500 bilhões com saúde. Então se você fizer isso (*), na prática você está pedindo para reduzir consideravelmente os gastos com saúde. Gastos com saúde nunca são demais. Então, cuidado para não pedir a coisa errada.

4- Não peça um presidente para garantir que algum político seja preso. Isso é papel do poder Judiciário. O manifesto deve ser endereçado a esse poder.

5- Não peça a um presidente para impedir a votação de uma lei ou PEC. Isso é prerrogativa do Congresso. O manifesto deve ser endereçado aos parlamentares.

6- Não peça a um presidente pra cassar o mandato de algum deputado ou senador. Isso é papel das casas legislativas. Está escrito no artigo 55 da Constituição Federal.

7- Nunca peça para fechar o Congresso e acabar com os partidos. O último presidente que fez isso foi um Marechal. Tal ato aconteceu em 1968 e foi nada menos do que o temido AI-5 da ditadura.

8- Não compartilhe aquelas informações falsas sobre o “auxílio reclusão”. O auxílio reclusão é um benefício pago à família do detento que contribuiu com o INSS, logo ele está recebendo um valor pelo qual já pagou anteriormente. O detento deve ser punido, não sua família.”


FONTE: escrito por Sidney Braga no portal de Luis Nassif    (http://www.advivo.com.br/blog/luis nassif/oito-dicas-pra-nao-pagar-mico-em-tempos-de-manifestacoes). [Imagem obtida no Google e adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: