quinta-feira, 14 de maio de 2009

COMÉRCIO CRESCE MAIS AINDA QUE 2008, QUE JÁ FOI ÓTIMO

Li hoje no portal UOL o seguinte fato divulgado pela agência espanhola de notícias EFE:

Comércio cresce 3,8% no trimestre, diz IBGE

"As vendas do comércio brasileiro aumentaram 3,8% no primeiro trimestre de 2009, em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Entretanto, este foi o pior resultado trimestral do setor em quatro anos. O crescimento foi similar ao registrado no segundo trimestre de 2005 (3,8%), segundo os dados divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE.

As vendas no primeiro trimestre de 2008 tinham crescido 11,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Já nos três últimos meses do último ano, houve um crescimento de 6%, mesmo com a crise.

O desempenho do comércio, que até agora tinha escapado da crise, mostra que finalmente as vendas começaram a dar sinais de desaceleração e a refletir uma redução do consumo, causada principalmente pelo aumento do desemprego.

As vendas no varejo em março só aumentaram 0,3% em comparação com fevereiro, e 1,8% em relação ao mesmo período de 2008, segundo o IBGE. Em janeiro, o crescimento fora de 1,9% e, em fevereiro, de 1,5%.

"O resultado indica desaceleração no ritmo de crescimento das vendas, após aumentos a taxas acima de 1%, verificados no primeiro bimestre de 2009", disse o comunicado do IBGE.

Com a desaceleração do primeiro trimestre, o volume de vendas do comércio acumula um crescimento do 7,2% nos últimos 12 meses.

De acordo com o instituto, a desaceleração das vendas trimestrais foi causada principalmente pela redução registrada no setor de móveis e eletrodomésticos, que cresceram 1,3% contra a expansão de 7,7% atingida nos últimos três meses do ano passado.

Já as vendas de alimentos e bebidas aumentaram 4,3% em volume no primeiro trimestre, enquanto as de têxteis, confecções e calçados sofreram uma queda do 6,6%.

O único setor que se destacou foi o de automóveis e peças de veículos, cujas vendas cresceram 5,9%, após uma queda de 10,8% no último trimestre de 2008."

Nenhum comentário: