terça-feira, 6 de dezembro de 2011

ONU DIVULGA RANKING DOS MAIORES POLUIDORES, BRASIL É O 6º

Usina termoelétrica de Candiota-RS

“A Organização das Nações Unidas apresentou na última quinta-feira (1) o ranking dos maiores emissores de gases de efeito estufa mundial. No topo da lista está a China, seguida dos Estados Unidos. O Brasil ocupa a sexta posição.

A análise foi divulgada durante a ‘Conferência Climática da ONU’, COP 17, em Durban, na África do Sul. A empresa britânica ‘Maplecroft’ foi responsável pelas análises, que comprovaram que dois terços das emissões globais são provenientes apenas dos dez primeiros países da lista.

China, Estados Unidos, Índia, Rússia e Japão são os líderes. Na sequência vêm Brasil, Alemanha, Canadá, México e Irã. A grande quantidade de países emergentes nas primeiras colocações deve-se também à velocidade com que essas nações têm se desenvolvido e, com isso, multiplicado os níveis de poluição.

As medições foram feitas em megatoneladas de CO2-equivalente, que consiste na junção do gás carbônico com outros gases que armazenam calor, como o metano, emitido principalmente por causa do lixo, e o óxido nitroso. A China foi responsável por 9.441 megatoneladas de 'CO2e', enquanto o Brasil emitiu 1.441 megatoneladas.

O uso de combustíveis fósseis ainda é a principal causa das emissões de gases de efeito estufa. Mesmo que as energias renováveis venham ganhando espaço, o petróleo e o carvão ainda são as principais fontes em muitos países. [OBS deste blog ‘democracia&política’: mesmo sabendo disso, as grandes potências e suas ONG, artistas estrangeiros e da 'Globo' fazem campanha contra construção de hidrelétricas no Brasil, sabidamente produtoras de energia limpa e de menor custo. Essa campanha tem, como corolários implícitos, estancar o desenvolvimento do Brasil e propugnar por caríssimas, importadas e muito poluidoras usinas termoelétricas a óleo, a carvão ou nuclear].

As negociações e acordos pela redução das emissões ocorrem. No entanto, o analista Chris Laws, da ‘Maplecroft’, não se mostra muito confiante de que esse objetivo seja alcançado rapidamente. “É improvável que a tendência de aumento das emissões de gases de efeito estufa seja mitigada em médio e longo prazos”, declarou.”

FONTE: Redação de “CicloVivo”. Transcrito no portal “Vermelho”  (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=170167&id_secao=9) [imagens do Google e trecho entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: