O PSDB, desde os tempos de FHC, investe muito no “social”, isto é, na “comunicação social”, ou mais claro: na “propaganda”.
No início do 1º governo Lula, a oposição e a grande mídia se alvoroçaram com o suposto escândalo de grandes gastos do governo com propaganda. Bastou um simples levantamento de dados e o assunto esfriou, sumiu da mídia. Descobriram que os gastos no governo FHC/PSDB/PFL eram bem maiores se comparados em moeda equivalente. Os gastos de FHC somente no ano da luta pela sua reeleição foram imensos. Da ordem de grandeza equivalente a US$ 550 milhões.
Hoje, li na Folha que aquela marca registrada dos tucanopefelistas continua firme e forte. Vejamos a matéria da Folha:
“SERRA AMPLIA GASTOS COM PROPAGANDA”
“Governo planeja gastar R$ 720 mi em quatro anos; segundo o PT, isso representa 490% a mais que no período de 2004 a 2007.”
”Governo paulista admite aumento de 220%; segundo assessoria, os gastos no período de 2004 a 2007 foram de R$ 225,6 milhões.”
Catia Seabra
”Oposição e governo podem divergir sobre o critério para análise de dados. Mas os números mostram que, sob a gestão do tucano José Serra, o governo de São Paulo ampliou significativamente a previsão de gastos com comunicação social para o período de 2008 a 2011.
No PPA (Plano Plurianual) enviado à Assembléia, o governo prevê R$ 720.377.473,00 para comunicação social no próximo quadriênio.
Segundo levantamento feito pela liderança do PT na Casa, essa dotação representa 490% a mais do que os R$ 122 milhões apresentados pelo governo Alckmin para gastos com comunicação no PPA referente ao período de 2004 a 2007.
O governo (de SP) contesta o método do PT. Pelos cálculos da assessoria do Palácio dos Bandeirantes, os gastos com comunicação social no período de 2004 a 2007 chegaram a R$ 225,6 milhões. Ainda assim, a previsão para os próximos quatro anos é 220% maior do que a do quadriênio passado.
Para comparação: a previsão de aumento de investimentos para os próximos quatro anos é de 99%.
Serra é potencial candidato à Presidência em 2010.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário