sexta-feira, 4 de julho de 2008

CPI NO RS: RELATOR (DO PSDB) ABSOLVE A GOVERNADORA YEDA (DO PSDB)

TUCANOS OU NÃO INVESTIGAM TUCANOS OU ABSOLVEM TUCANOS

A Folha Online publicou no final da noite de ontem (23h04) o seguinte texto de Graciliano Rocha da Agência Folha, em Porto Alegre (transcrevo trechos e com adendos entre colchetes):

CPI ISENTA YEDA E O 1º ESCALÃO DO GOVERNO DE FRAUDE NO DETRAN-RS

“Depois de provocar desgastes à governadora Yeda Crusius (PSDB), a CPI da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul que investiga o desvio de R$ 44 milhões do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) gaúcho termina amanhã com um relatório [do PSDB] que isenta a tucana de responsabilidade na fraude.

Às 9h de amanhã (04/06), os deputados votam o texto do relator Adilson Troca (PSDB), a cuja conclusão a Folha teve acesso.

(...) Segundo o relatório de Adilson Troca [tucano], 41 pessoas foram responsáveis pela fraude no Detran, nenhuma com foro privilegiado, como [a tucana] Yeda ou membros do primeiro escalão do governo tucano.

O relatório de Adilson Troca [PSDB], (...) reconhece a existência de um esquema de desvio a partir do superfaturamento nos preços das carteiras de motoristas e cita 41 pessoas como responsáveis pela fraude --entre elas o empresário tucano Lair Ferst e os ex-presidentes do Detran Flávio Vaz Netto e Carlos Ubiratan dos Santos, que negaram envolvimento.

(...) A oposição à Yeda, liderada pelo PT, preparou um relatório paralelo que pede o indiciamento da governadora, de quatro ex-secretários, do deputado federal José Otávio Germano (PP) e do presidente do TCE (Tribunal de Contas do Estado) do Rio Grande do Sul.

(...) O PT também pediu o indiciamento dos [tucanos] ex-secretários Delson Martini (Governo RS), Marcelo Cavalcante (Representação [do RS] no Distrito Federal), Cézar Busatto (Casa Civil-RS) e Ariosto Culau (Planejamento-RS) por improbidade.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário