sexta-feira, 4 de julho de 2008

MANCHETE HISTÓRICA: DESNUTRIÇÃO INFANTIL

DESNUTRIÇÃO INFANTIL CAI 46% NO PAÍS E 74% NO NORDESTE

O blog do Nassif publicou hoje essa importante informação para os brasileiros. Eu já a havia procurado, sem êxito, ontem à noite, nos sites de notícias e blogs, após escutá-la no Jornal Nacional.

Transcrevo:

DE “O GLOBO” DE HOJE

Desnutrição infantil cai 46% no país e 74% no Nordeste

Dados oficiais mostram que Brasil enfrenta agora crescimento da obesidade


(Texto de Bernardo Mello Franco e Evandro Éboli)

"Estudo divulgado ontem pelo Ministério da Saúde mostra que o país conseguiu reduzir quase à metade, em dez anos, os principais índices que medem o impacto da pobreza sobre a saúde das crianças.

A desnutrição infantil crônica, calculada a partir do percentual de crianças que deixaram de crescer por falta de alimentação adequada, era 46% menor em 2006 do que na edição anterior da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS), realizada em 1996. Na Região Nordeste, a redução chegou a 74%.

No mesmo período, a taxa de mortalidade infantil caiu 43,5% no país.

Segundo o estudo, a parcela de crianças de até 5 anos que sofrem de desnutrição crônica caiu de 13% para 7%. O índice leva em conta o déficit de altura em relação à idade. Entre as crianças nordestinas, a taxa de desnutrição diminuiu de 22% para 5,7%.

O número de crianças com excesso de peso variou pouco, e ficou em 6,6%.

Hoje, a relação peso/altura das crianças brasileiras é a mesma da dos Estados Unidos e de outros países.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que o resultado deve ser comemorado, e atribuiu parte da evolução aos programas de transferência de renda do governo federal, como o Bolsa Família: — A desnutrição se reduziu drasticamente.

É evidente que há um impacto das políticas de transferência de renda, como o Bolsa Família, e da ampliação do emprego e da renda média. O que a pesquisa mostra é que o padrão alimentar melhorou, o consumo de alimentos foi ampliado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário