O blog do Azenha (“Vi o Mundo”) postou ontem esse didático e interessante artigo publicado em Caros Amigos, de julho 2008:
O VERBETE "TERRORISMO"
“O que é o terrorismo? Há quatro tipos de denominação:
1-O terrorismo, propriamente dito;
2 –O terrorismo de Estado;
3-O terrorismo patriótico, ou libertário.
4-O terrorismo midiático
1-O TERRORISMO, PROPRIAMENTE DITO, é produto de mentes insanas, que nada reivindica e não escolhe seus alvos.
2- O DE ESTADO se subdivide em dois:
a- Terrorismo interno
b- Terrorismo externo.
O TERRORISMO INTERNO é aquele que não permite nenhum tipo de manifestação de seus cidadãos e onde não existem as garantias individuais. Como exemplo podemos citar as ditaduras;
O TERRORISMO EXTERNO é aquele em que uma nação invade e ocupa outra. Se formos citar um exemplo diríamos que a História da humanidade é uma sucessão de terrorismos de Estado. Raro é o século em que nações não invadiram e colonizaram outras nações. Em pleno século 21 temos alguns exemplos, os mais notórios são Estados Unidos e Israel.
O PATRIÓTICO, OU LIBERTÁRIO, representa a luta pela independência e contra o jugo estrangeiro.
Temos vários exemplos. O Hamas, na Palestina; o Hizbollah no Líbano; as várias organizações revolucionárias iraquianas, todos eles movimentos anticolonialistas, para nos atermos apenas àqueles que a mídia denomina de terroristas.
O TERRORISMO MIDIÁTICO
O mais letal de todos. Age globalmente moldando mentes e corações. Sua matriz fica nos Estados Unidos, responsável por 85 por cento de todas as informações que cobrem o planeta.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário