terça-feira, 9 de setembro de 2008

COMÉRCIO ENTRE BRASIL E ARGENTINA SEM DÓLAR ENTRA EM VIGOR EM 1 MÊS

Li ontem no portal UOL a seguinte reportagem da Agência Brasil:

“O ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou hoje que o acordo entre o Banco Central do Brasil e o Banco Central da Argentina para uso de moedas locais em transações comerciais vai entrar em vigor no dia 6 de outubro, em caráter experimental.

Segundo o ministro, a transação em moedas locais vai facilitar o comércio entre os países e possibilitar que empresas de menor porte possam entrar no comércio bilateral.

"(Esse acordo vai) valorizar as moedas locais porque até agora tínhamos uma moeda intermediária (dólar). Agora não precisamos dessa moeda intermediária.

Isso caminha no longo prazo em direção a uma moeda local, que acho que o Mercosul deveria ter. “É um primeiro passo", explicou.

Mantega acredita que o acordo pode ser estendido para os outros países do bloco. "Tendo dado esse primeiro passo, é possível fazer para os demais países", disse.

Segundo o ministro, o comércio entre o Brasil e a Argentina movimenta US$ 25 bilhões, e o país vizinho é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil.

O acordo foi assinado hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente da Argentina, Cristina Kirchner. Durante solenidade no Palácio do Planalto, eles também assinaram acordos em outras áreas. Um deles diz respeito à construção de um satélite conjunto para observação costeira e oceânica.

Outros prevêem a construção de uma empresa binacional de enriquecimento de urânio e o início dos estudos para construção da hidrelétrica de Garabi, no Rio Uruguai (fronteira entre Brasil, Argentina e Uruguai).

Também foram estabelecidas parcerias que irão viabilizar estudos para construção de novas pontes sobre o Rio Uruguai. Brasil e Argentina também querem promover a integração ferroviária e a cooperação na área de defesa e biofármacos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário