segunda-feira, 1 de setembro de 2008

FOLHA, 100% SERRA

O Blog “Vi o mundo”, do jornalista Luiz Carlos Azenha, postou ontem o artigo a seguir transcrito, que analisa com propriedade como a grande imprensa brasileira, no caso o jornal Folha de São Paulo, manipula as informações com fins políticos direitistas:

“Eu não li. Mas um amigo leu e observou:

Os últimos movimentos [da Folha de S. Paulo] foram incríveis.

No domingo passado, pesquisa mostrou que Alckmin caiu 8 pontos. Marta subiu 5 e Kassab, 3; ou seja, Marta ficou com maior parte do povo que desistiu de votar no picolé; essa era a manchete, "Alckmin cai e Marta dispara"; mas a Folha usou os números para ajudar o candidato do Serra: "Cai diferença entre Kassab e Alckmin".

Hoje, outros fatos escandalosos. Repórter da Folha Online adiantou quem ganharia concorrência para o Metrô de São Paulo; usando a velha tática do Jânio de Freitas (lembra, na concorrência da ferrovia Norte-Sul, no governo Sarney, ele "cantou" os vencedores um dia antes usando um anúncio cifrado); o repórter deu o vencedor e os valores num texto sobre ópera na Folha Online.

Isso deveria ser manchete de alto de página, certo? Mas a Folha, na versão impressa, escondeu o fato num título pequeninho, embaixo, e nem fez referência ao governo do estado; ah se fosse com Sarney, com o Lula! Era manchete escandalosa.

Mas, para completar, sabe qual foi a manchete de fora a fora da primeira página de hoje? "Serra quer banir cigarro em SP".

No dia em que o jornal tem um escândalo no uso do dinheiro público, concorrência fraudada e uma história saborosa de um repórter que usou texto de ópera para dar a notícia antes, a direção privilegia manchete pra puxar saco do governador, falando de um projeto que nem tá em vigor!

Mais uma: a Folha de ontem errou uma notícia sobre o Kassab, dizendo que o TRE tinha obrigado o candidato a tirar determinada propaganda do ar; tava errado! Hoje, a Folha fez outra matéria, com título e tudo, para desmentir a de ontem; ora, o padrão do jornal não é dar "erramos"? Quando erro atinge um "simples mortal" vai pro "erramos"; quando atinge candidato serrista aí há necessidade de matéria pra desmentir tudo?

Eu fico imaginando o Serra ligando para a redação, aos berros, cobrando uma retratação! O Serra é mestre em pedir cabeça de jornalista. Suprema humilhação: a Folha obrigou o repórter a assinar matéria desmentindo a anterior! Você sabe que o Serra foi editorialista da Folha e que seo Frias o adorava, né? Ele é inatacável na Folha!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário