A agência espanhola de notícias EFE, em artigo publicado em Teerã, no Irã (li no UOL), escreveu esta semana:
IRAQUE E AFEGANISTÃO SÃO "UM NOVO VIETNÃ" PARA OS EUA, DIZ MORALES
“O presidente da Bolívia, Evo Morales, que visita o Irã, afirmou que a situação nos vizinhos Iraque e Afeganistão equivale para os Estados Unidos a "um segundo Vietnã".
Em entrevista divulgada pela imprensa local, Morales destacou, em alusão aos conflitos no Iraque e Afeganistão, que "a resistência da região mostra que todo ato de ingerência de Washington está sendo infrutífero".
Morales chegou ontem ao Irã em visita oficial e se reuniu com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e o líder supremo da Revolução Islâmica, o aiatolá Ali Khamenei.
O objetivo desta visita é, segundo o próprio Morales, estimular as relações com Teerã e alcançar acordos comerciais, especialmente no campo dos hidrocarbonetos.
O governante boliviano dedicou duras palavras a Washington e insistiu em que "América Latina jamais se transformará em um local onde os EUA possam continuar com seus saques e espólios, e onde possam mostrar suas nefastas idéias".
Sobre as relações com o Irã, o líder boliviano lembrou como em 2004 foi advertido contra o estabelecimento das relações com Teerã, "porque poderia prejudicar nossos laços com a Europa".
"Me arrependo do pouco tempo que tenho para esta viagem, levando em conta a amplitude da indústria iraniana", acrescentou.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário