O jornal Folha de São Paulo ontem publicou o seguinte texto de Janaina Lage:
“O transporte de passageiros no mercado doméstico cresceu 9,6% em janeiro, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). O resultado surpreendeu especialistas e ficou acima da taxa registrada em janeiro de 2008, de 6,7%.
Para Paulo Bittencourt Sampaio, consultor em aviação, o desempenho reflete a troca de viagens internacionais pelo turismo no mercado doméstico em período de alta temporada. O transporte de passageiros em voos para o exterior realizados por companhias brasileiras caiu 7,9% no mês passado.
"A expansão em janeiro não reflete o que vai acontecer com a demanda neste ano. A partir de março, na baixa temporada, a demanda deve cair muito", disse.
Segundo Leonel Rossi, diretor da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens), a valorização do dólar e a crise econômica reduziram o interesse por viagens internacionais.
A taxa de ocupação das aeronaves em voos domésticos ficou em 71%. Na comparação com janeiro de 2008, a TAM ganhou espaço. Sua participação passou de 48,55% para 49,51%. No período, a Gol/Varig, que atua como uma única companhia desde o segundo semestre do ano passado, passou de 43,23% para 41,05%.
A participação da Webjet quase triplicou no período: passou de 1,53% para 4,33%. A Azul teve fatia de 0,96% do mercado. A empresa começou a operar em dezembro.
No mercado internacional, a participação da TAM saltou de 67,04% em janeiro de 2008 para 84,44%. A Gol/Varig caiu de 30,68% para 15,22% no período com a saída da Varig dos voos intercontinentais. A oferta de assentos recuou 8,5% ante janeiro do ano passado. A taxa de ocupação em voos internacionais ficou em 74%."
Nenhum comentário:
Postar um comentário