sexta-feira, 13 de março de 2009

AFINAL, UMA PEQUENA NOTÍCIA NA MÍDIA SOBRE O MENSALÃO TUCANO

Dentro do forte interesse partidário da grande imprensa brasileira, de fazer voltar ao poder em 2010 os conservadores tucanopefelentos (ou “tucanos demos”), ela pouquíssimas vezes publica algo negativo sobre o PSDB/DEM. Hoje, presenciei um fato raro. A Folha Online publicou a reportagem abaixo sobre o mensalão tucano (li no blog “Por um novo Brasil”, de Jussara Seixas):

PROCURADOR FAZ NOVA DENÚNCIA CONTRA ACUSADO POR MENSALÃO TUCANO

“O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, fez um aditamento na denúncia ao STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o mensalão tucano, suposto esquema criminoso para a campanha à reeleição do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) ao governo de Minas em 1998.

Souza imputou ao já denunciado Eduardo Guedes, ex-subsecretário de Comunicação do governo de Minas, a prática do crime de peculato, por cinco vezes, em detrimento do grupo financeiro Bemge (Banco do Estado de Minas).

Em novembro de 2007, o procurador já havia oferecido denúncia ao Supremo contra 15 acusados de envolvimento com o esquema, entre eles o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia, Azeredo e o empresário Marcos Valério.

No STF, o relator do caso é o ministro Joaquim Barbosa. No documento, o procurador pediu que o advogado Rogério Tolentino, sócio de Valério na empresa 2S Participações, seja investigado separadamente.

Ele teria recebido dinheiro do valerioduto durante a campanha de 1998, quando o então governador Eduardo Azeredo tentou, sem êxito, a reeleição.

Walfrido é suspeito de ter participado do comando financeiro da campanha. Também teria quitado, por meio de Marcos Valério, dívida de R$ 700 mil de Azeredo com Cláudio Mourão, tesoureiro da campanha.

A reportagem não conseguiu localizar Guedes para comentar a nova denúncia.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário