Desde o final dos anos 80, os governos resolveram desincentivar o progresso brasileiro na conquista do espaço. Certamente, houve o dedo do governo norte-americano nisso e obedecemos.
Ontem, li no portal UOL uma notícia da Folha Online que nos mostra que, pelo menos, alguns habitantes da cidadezinha de Unaí e de outras cidades do interior estão desenvolvendo tecnologia espacial:
PF PRENDE UM EM OPERAÇÃO CONTRA USO ILÍCITO DE SATÉLITES MILITARES AMERICANOS
“A Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira um homem suspeito de usar satélites militares americanos para comunicação clandestina em vários pontos do país. A prisão foi em flagrante, em Unaí (MG), durante a "Operação Satélite", deflagrada hoje para combater o uso dos equipamentos em seis Estados.
Segundo a PF, foram apreendidos diversos transmissores, rádios, antenas e acessórios utilizados para a comunicação clandestina. Também foram identificados os usuários e fabricantes dos sistemas. Um inquérito policial foi instaurado para investigar o caso.
A operação contou com a participação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que ratificou as coordenadas geográficas dos pontos indicados pelo Departamento de Defesa Americana, controlador dos satélites.
O sistema utilizado é resultado da fabricação caseira de transceptores e antenas que trabalham na frequência e direção dos satélites.
Ao todo foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal de Florianópolis (SC), em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário