Li ontem no jornal Folha de São Paulo:
“Governo revê previsão de alta do PIB de 2% para 0,7% no ano
"O governo vai rever a previsão de crescimento da economia para 0,7% neste ano. Esse será o parâmetro usado no decreto bimestral de programação de gastos que será divulgado nesta semana pelo Ministério do Planejamento. A previsão para crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 2010 também cairá de 4,5% para 4%.
Em fevereiro, quando fez a primeira projeção de despesas, o governo esperava um crescimento de 2% em 2009. Na semana passada, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu que o crescimento pode ser zero.
A alteração nos parâmetros não exigirá cortes adicionais aos R$ 25 bilhões já bloqueados do Orçamento deste ano porque a redução no aperto fiscal já foi feita levando em conta o crescimento da economia de 0,7%.
Recessão técnica
No Rio, durante o 21º Fórum Nacional, organizado anualmente pelo ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Velloso, Mantega admitiu que a economia do país pode ter encolhido no primeiro trimestre.
Se confirmado, o fato caracteriza uma recessão técnica -quando a economia permanece em contração por dois trimestres seguidos.
No encontro, que discutirá, até quinta, formas de o país atingir a liderança mundial em áreas como energia e biotecnologia depois da crise, o ministro disse, porém, que espera crescimento de "3% ou 4% até o fim do ano".”
Nenhum comentário:
Postar um comentário