DEMOCRATA ELOGIOU 'POSTURA PRAGMÁTICA' DO BRASILEIRO.
BRASIL E CHILE SÃO EXEMPLOS PARA A AMÉRICA LATINA, DISSE O PRESIDENTE.
"O presidente dos EUA, Barack Obama, elogiou o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a entrevista coletiva desta terça-feira (23) na Casa Branca.
Respondendo a uma pergunta sobre as relações americanas com a América Latina, Obama apontou Lula como um exemplo de um líder que, vindo de uma postura de esquerda, com ideias políticas muito diferentes da maioria dos norte-americanos, adotou posições mais pragmáticas.
Ele disse que Lula deve servir de exemplo para governantes de outros países, principalmente da América Latina.
Ele também elogiou a presidente do Chile, Michele Bachelet, com quem iria se encontrar ainda nesta terça.
"Creio que a relação que temos com o Chile, que não concorda com todos os pontos da política exterior norte-americana, é de respeito", disse Obama.
"Acredito que esse é o modelo que queremos: uma aliança, sem que os EUA ditem ao Chile como deve defender seus próprios interesses", disse.
"Creio que o Chile mostra o caminho, e o mesmo acontece com o Brasil, por exemplo."
Há possibilidades enormes de progresso na América Latina", disse Obama ao elogiar em particular a gestão fiscal do Chile, que economizou parte de suas receitas oriundas da venda do cobre durante os anos de altos preços.
O Chile "oferece uma boa lição para nós, que deixamos nosso superávit desaparecer", afirmou.
A entrevista desta terça-feira, quarta do governo do democrata, foi centrada principalmente na crise pós-eleitoral no Irã, na reforma do sistema de saúde e na economia."
FONTE: portal G1, com agências internacionais, em 23/06/2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário