“Veja abaixo a coluna semanal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva distribuída a jornais de todo o país.
RAFAEL FARIA, 21 ANOS, ESTAGIÁRIO DE CATALÃO (GO) - O BRASIL POSSUI ALTA TECNOLOGIA PARA A PRODUÇÃO DO BIODIESEL. O SR. ACHA QUE OS OUTROS PAÍSES CONSEGUIRÃO ADEQUAR-SE PARA PRODUZIR ESSA NOVA FONTE RENOVÁVEL? COMO O BRASIL PODE SE BENEFICIAR COM ISSO?
PRESIDENTE LULA - Nosso País é um exemplo para o mundo nessa área. Enquanto na média mundial, os biocombustíveis correspondem a 2,3% do total de combustíveis líquidos consumidos, no Brasil a sua participação chega a 25%. Em 2008, criamos a Petrobras Biocombustível, que já está com usinas em Candeias (BA), Quixadá (CE) e Montes Claros (MG). Incluindo as de capital privado, já são 43. Estamos estimulando países da África e da América Latina a reproduzir nossa experiência.
Com produção em escala mundial e a eliminação dos subsídios dos países ricos aos seus produtores, criaremos um forte mercado internacional. Todos se beneficiarão: o Brasil e os países que passarem a produzir, pela criação de riquezas, e todo o planeta pela redução da emissão de gases do efeito estufa.
JOÃO VICTOR DA ROCHA PASQUALETO, 17 ANOS, ESTUDANTE DE DRACENA (SP) - MUITAS REGIÕES, INCLUINDO A MINHA, QUE SE DESENVOLVERAM GRAÇAS À CHEGADA DO TREM, ESTÃO EM SITUAÇÃO DE COMPLETO ABANDONO, SEM TRANSPORTES DE CARGAS OU DE PASSAGEIROS. HÁ ALGUM PROJETO PARA A REATIVAÇÃO? POR QUE AS EMPRESAS RESPONSÁVEIS NÃO SÃO FISCALIZADAS?
PRESIDENTE LULA - Você tem razão, mas nós estamos mudando esse quadro. Há ferrovias importantes em construção, que somam 6.022 km, com investimentos de R$ 13,88 bilhões até 2010 e R$ 4,1 bilhões após 2010. Na Nova Transnordestina, os trechos em obras somam 809 km e o restante está na fase de projetos ou licenciamento.
Quanto à Norte-Sul, que tinha apenas 215 km concluídos, nós já inauguramos outros 356 km e temos obras em mais 1.003 km. Essa ferrovia chegará a Panorama, que fica a 40 km de onde você mora, e aquecerá a economia de toda a região. Essas duas ferrovias - e mais a Oeste-Leste - são a espinha dorsal de novas estradas de ferro a serem construídas. Um símbolo da retomada é o Trem de Alta Velocidade (SP-RJ) que nos colocará em um novo patamar tecnológico. O modelo adotado na privatização das ferrovias permitia que as concessionárias abandonassem trechos da área de concessão. Estamos pactuando um novo modelo no qual isto não acontecerá mais. As empresas que estiverem operando indevidamente e que continuarem irregulares poderão perder a concessão dos trechos abandonados.
DALTRO QUADROS DUARTE, 38 ANOS, SERVIDOR DE PORTO ALEGRE (RS) - QUANDO TEREMOS UMA POLÍCIA EM CONDIÇÕES DE ATENDER AOS ANSEIOS DA POPULAÇÃO? ELAS ESTÃO DESORGANIZADAS, MAL-REMUNERADAS E SEM PESSOAL. POR QUE AS DIFERENÇAS AVILTANTES DOS SALÁRIOS? A POLÍCIA DE BRASÍLIA É MAIS IMPORTANTE QUE A DO RIO GRANDE DO SUL E DE OUTROS ESTADOS?
PRESIDENTE LULA - A questão da segurança pública, incluindo os salários dos policiais, é competência dos estados. Mas o governo federal não está omisso. Criamos a Força Nacional de Segurança, que já capacitou mais de 8 mil policiais, e definimos uma nova abordagem ao setor com a criação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania. Se antes os fundos da União iam para a compra de viaturas e armas, agora estamos investindo R$ 6,7 bilhões, até 2012, também em ações sociais que atacam as causas da violência. São projetos que desenvolvem o policiamento comunitário, atraem lideranças femininas para o apoio a jovens em situação de risco e integram adolescentes a atividades esportivas e culturais. Para os policiais, criamos o Bolsa Formação. Já são 150 mil os que aderiram à bolsa mensal de R$ 400,00 para participar de cursos de capacitação. Aqueles de menor remuneração podem adquirir a sua casa própria, saindo de áreas de risco. Estamos atuando onde o Estado não existia, levando urbanização, educação e lazer para quem vivia à margem das políticas públicas.”
FONTE: portal UOL em 28/07/2009
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