segunda-feira, 14 de setembro de 2009

GOVERNO EUA: "BRASIL ESTÁ LIDERANDO O MUNDO PARA FORA DA CRISE"

"Exit"

"Nas reportagens publicadas por "Wall Street Journal" e "Financial Times" no sábado, o mesmo título, "Brasil sai da recessão". O "FT" ouviu economista que creditou ao Bolsa Família e aos salários em alta. O site do "WSJ" acrescentou que a dívida dos emergentes fechou a semana em alta "pelos dados do Brasil e da China", agora sempre juntos.

O "WSJ" postou ainda que o ministro da Fazenda falou em crescimento de 1% no ano e o presidente do Banco Central concordou que crescimento positivo é "provável". E a "Veja" destaca que dias antes, na reunião preparatória do G20, o secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, declarou "em alto e bom som", para todos ouvirem, que "o Brasil está liderando o mundo para fora da recessão".

Ontem, no alto das buscas por Google News e Yahoo News, Mantega e Meirelles seguiam falando, já com os próximos passos, mas ainda festejando seu "success case", modelo de sucesso.

CRISE? QUE CRISE? (Veja.abril.com.br)

Nas duas primeiras chamadas da revista, “Por que o Brasil foi o último a entrar e o primeiro a sair” e “Os emergentes superarão os ricos em cinco anos”. Abrindo a reportagem, “Dá para acreditar?”

NÚMEROS MELHORAM

Da americana AP à chinesa Xinhua e à BBC original, "Brasil deixa recessão". Já na BBC em português, "Brasil tem uma das maiores recuperações pós-recessão". E no "Jornal Nacional", fechando a semana, "Números da economia melhoram e mostram que país deixou para trás o período de recessão".

AGORA, A REGULAÇÃO (news.bbc.co.uk)

A uma semana da cúpula do G20 nos EUA, Lula deu nova entrevista à BBC, de Américo Martins, e declarou que "os países ricos são mais culpados" pela crise, "porque não tinham qualquer regulação para o sistema financeiro".

FONTE: coluna "Toda Mídia", de Nelson de Sá, publicada na Folha de São Paulo de hoje (14/09).

2 comentários:

  1. não era nem pra ter entrado na crise,um país tão rico como o Brasil que tudo produz,uma pena que os governos anteriores foram tão ruins,pois só souberam vender nossas estatais, e empobrecer a nação,não tiveram capacidade de negociar nossos produtos la fora com outros paisés,abrindo assim comércio com outras nações, parabens ao presidente Luis Inácio Lula da Silva, que alcançou varios países abrindo espaços para nossos produtos.

    ResponderExcluir
  2. Eurípedes,
    Concordo com seus posicionamentos. Porém, mesmo se o Brasil estivesse 100% preparado para não entrar na crise, toda a grande imprensa, aliada à oposição, de qualquer modo, iria tentar, como fez, incutir na população o clima terrorista de crise, almejando com isso causar recessão, desemprego, insatisfação com o governo Lula e, assim, favorecer a volta da direita demotucana ao poder.
    Maria Tereza

    ResponderExcluir