NÃO É O CASO DESTE BLOG, QUE NÃO TEM PRETENSÃO DE GANHAR DINHEIRO E NÃO ABRIGA PUBLICIDADES
Vejamos oa seguinte reportagem de Clayton Melo, do "IDG Now!", publicada hoje (26/10) no portal UOL:
"Blogueiros ganham dinheiro com o que, um dia, já foi divertimento
Pesquisa internacional do Technorati revela que 24% conseguem faturar com palestras sobre o que os temas escrevem.
Maior estudo já feito pelo indexador de blogs Technorati, o levantamento "State of Blogosphere", com 2,9 mil blogueiros de todo o mundo, revela que eles começam a ganhar dinheiro com algo que um dia foi apenas divertimento.
Segundo a pesquisa, os blogueiros que geralmente obtêm receita com blogs são aqueles que se colocam como empreendedores e conseguem vender publicidade em seu canal da internet. Outro caminho pelo qual conseguem remuneração são os convites para palestrarem a respeito dos temas sobre o que escrevem - é o caso de 24% dos entrevistados.
Já se consolida também a categoria dos blogueiros contratados por corporações ou aqueles que são blogueiros autônomos, mas que conseguem algum tipo de receita com o blog - comercialização de publicidade, por exemplo. Desses dois grupos, 17% têm o blog como sua fonte principal de renda.
Apesar de todo esse movimento, a maioria dos entrevistados - 72% - afirma que bloga por diversão.
Relação com a mídia tradicional e mobilidade
A proximidade de parte dos blogueiros com as empresas de comunicação é outro aspecto relevante constatado pelo Technorati. De acordo com a pesquisa, 35% deles já trabalharam em algum veículo de mídia tradicional, enquanto 24% ainda atuam nessas companhias e mantém seu blog pessoal como uma atividade paralela.
Fonte: State of Blogsphere, Technorati (2009)
O meio para o qual dispensam mais horas de atenção durante na semana é a TV (8,79 horas), com a leitura de blogs logo em seguida (8,21 h), sites de mídia social (7,67 h), ouvir rádio tradicional (5,83 h), ler a versão digital de jornais (5,21 h), acompanhar site de revistas (4,73 h) e ouvir podcasts ou rádios online (4,41 h) .
Eles também dedicam mais horas por semana lendo revistas impressas (3,74 h) do que jornais impressos (3,39 h). No que se refere à mobilidade, a tendência é de expansão: 58% aumentaram neste ano, em comparação com o ano anterior, o uso de celulares para atualização de seus blogs. Do total de entrevistados, 20% usam o aparelho de telefonia móvel como recurso para publicar posts.
Atualização
O ritmo médio de atualização é de duas a três vezes por semana para 27% dos entrevistados, e uma vez para 20%. E 70% afirmam medir seu sucesso na blogosfera pela satisfação pessoal; já entre blogueiros profissionais, a medida observada é o número de visitantes únicos.
Fonte: State of Blogsphere, Technorati (2009)
O Technorati registra que o Twitter é utilizado por 73% dos blogueiros, índice bem superior à média da população em geral (14%), segundo pesquisa realizada pelo Wall Street Journal, citada pelo próprio Technorati. Entre as demais razões para o uso do microblog estão o relacionamento com empresas (24%) e comentários sobre os próprios negócios para os quais trabalham(31%)."
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