A grande mídia brasileira e a oposição (PSDB/DEM/PPS) elogiam muito o presidente direitista (fiel submisso aos EUA) da Colômbia, que luta pelo seu 3º mandato. Lula, intencionalmente ou não, deu sua opinião (ver a seguir).
Também, Lula ironizou o PSDB, ao comentar sua rejeição pelo terceiro mandato. "Se eles estivessem na minha situação, teriam pedido o terceiro mandato, não tenho dúvidas. Mas eu fiz questão de convencer o meu partido a parar com esta 'brincadeirinha', porque quem gosta do terceiro mandato gosta também do quarto, do quinto."
"Disputar um 3º mandato seria criar "ditadorzinho", diz Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que não aceita concorrer ao terceiro mandato porque, desta forma, "nasce um ditadorzinho". Ele afirmou que nenhum político é "insubstituível".
"É importante que haja uma espécie de alternância do poder, rotação, para exercermos a democracia em toda sua plenitude", disse em evento de assinatura do termo de compromisso entre a Petrobras e o governo do Rio Grande do Norte que dará inicio às obras de ampliação da Refinaria Clara Camarão.
Algumas pessoas da plateia, formada por funcionários da refinaria, gritaram "terceiro mandato", ao que Lula respondeu: "Não se pode brincar com a democracia, ficar mais um, mais dois, porque aí começa a nascer um ditadorzinho".
Lula disse que oito anos para quem está no poder passam muito rápido, mas para os adversários, afirmou, "é uma eternidade". "Na política, a gente não pode se achar nem insubstituível, nem imprescindível. É sempre importante a gente acreditar que virá alguém melhor para fazer muito mais."
FONTE: reportagem de Simone Iglesias, enviada da Folha a Guamaré (RN), publicada hoje (20/11) na Folha Online. O 2º parágrafo foi obtido em reportagem de hoje do portal UOL [o título e o 1º e 2º parágrafos foram colocados por este blog].
Nenhum comentário:
Postar um comentário