"Se fosse a Dilma...
Eduardo Guimarães
"Imagine a cena: a ministra-chefe da Casa Civil, administradora de fato das obras do Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal, aparece em uma peça publicitária no intervalo do Jornal Nacional.
A trilha sonora, ao fundo, é apoteótica. As imagens das obras do PAC são grandiosas e a locução, grandiloqüente. E o locutor é ninguém mais, ninguém menos do que a própria ministra, que, na primeira pessoa do plural, conta como eles (ela) estão fazendo aquela obra magnífica e quanto o eleitor irá ganhar com ela.
No dia seguinte, Folha, Globos, Veja, Estadão, TV Bandeirantes, TV Gazeta, Rádio CBN e tantos outros repercutem as queixas da oposição. O presidente do Supremo Tribunal Federal diz que a ministra está fazendo propaganda ilegal etc. Os editoriais indignam-se com o uso de dinheiro público para Dilma fazer campanha eleitoral.
A única parte disso que acabo de descrever que não aconteceu foi a ministra estrelar uma peça publicitária sobre as obras do governo que integra. O resto, aconteceu tudo. E por uma participação em vistoria de obras do governo Lula que nem foi produzida em peça publicitária e veiculada em horário nobre na tevê.
Por outro lado, temos José Serra, que aparece em propaganda na tevê paga com o dinheiro da paulistada. Todo santo dia. Em horário nobre. Durante longos minutos, no intervalo dos telejornais, o governador de São Paulo aparece exaltando a própria obra. Só não há meios de comunicação ou Gilmar Mendes criticando.
Aí está a situação que vivemos. Um pré-candidato à Presidência consegue silêncio absoluto da mídia sobre uso da máquina para se promover e a adversária dele não consegue menos barulho sobre seu suposto uso da máquina nem quando está de férias.
Não sei como é que pode. E o PT não dá um pio. Limita-se a ficar se explicando sobre eventos de que Lula e Dilma participam lá no meio do nada sem qualquer cobertura de tevê e muito menos de equipe de filmagem paga com dinheiro público. E se há tevê, é para serem criticados até cansar.
Pouco me importa se mesmo com tudo isso Serra perder a eleição do ano que vem. O que me incomoda é o PT não fazer nada, o Ministério Público Eleitoral não fazer nada e, sobretudo, a imprensa não dar um pio."
FONTE: escrito por Eduardo Guimarães e publicado hoje (10/11) no seu blog "Cidadania.com".
Nenhum comentário:
Postar um comentário