FRUTIFICA EM MUITOS O COMPLEXO DE "VIRA-LATAS" INCUTIDO PELA 'GRANDE' MÍDIA BRASILEIRA PARA, INDIRETAMENTE, DENEGRIR O BRASIL DOS ÚLTIMOS ANOS E, ASSIM, CONTRIBUIR PARA A VOLTA DA DIREITA AO PODER.
Vejamos um exemplo, em notícia de hoje (06/11) da Folha de São Paulo, em reportagem de Márcio Pinho e Eduardo Ohata:
"Brasil é terra de ladrão em jogo de tabuleiro sobre comércio mundial
"No jogo Transport, da Estrela, os participantes percorrem um mapa-múndi tomando cuidado para não cair no Brasil. O motivo é que o país é o único lugar onde ele pode ser roubado.
O jogo simula o comércio internacional. O jogador vai comprando mercadorias e recebe missões de transportá-las entre os países. Cair na casa do ladrão significa perder a carga que transporta se não tiver comprado seguro.
É uma das piores perdas no jogo. Não é à toa que os jogadores, quando passam por Chile ou Argentina, torcem para ter sorte no dado e não cair na casa do ladrão, a seguinte, no Brasil.
Um rosto com gorro e máscara e cara de poucos amigos está desenhado no local. A próxima casa é a bandeira brasileira, onde pode comprar mercadorias como em outros países.
Com um jeitão de Banco Imobiliário, o Transport tem dinheiro de mentira e casas de sorte e azar. O jogador pode tanto cair numa casa que obriga os outros participantes a lhe dar quantias em dinheiro como também sofrer revés. É o caso da perda da mercadoria, casa que geralmente aparece nos oceanos.
Há também outra perda relacionada à violência, que é o sequestro da carga. Isso pode ocorrer no norte da África ou no extremo leste da Ásia. Mas o jogador pode recuperá-la pagando.
A presença de um bandido no Brasil é frustrante para André Martins da Silva, 17. "Gosto do jogo, mas, vendo essa figura no Brasil, senti-me um pouco na pele do telespectador do filme "Turistas", em que um grupo de americanos se perde no Brasil, chega à selva e é alvo de violência. É um pouco a imagem de violência que fazem."
A DHL Express, empresa [dos EUA] de transporte que fabrica o jogo com a Brinquedos Estrela, divulgou nota informando [com ironia] que o autor é brasileiro -o jogo foi criado a partir de um concurso para revelar talentos. [Debocha:] "O projeto do Transport, lançado em outubro de 2008, visa difundir de forma educacional e lúdica o conhecimento em logística."
O Brasil também tem um dos produtos mais caros do jogo -aviões. Quanto maior o valor do item transportado, mais o usuário ganha ao transportá-lo.
O Transport deverá ser lançado mundialmente, já que seu manual vem em espanhol, inglês e alemão. A Estrela não se manifestou."
[Obs: título, subtítulo e trechos entre colchetes colocados por este blog]
Nenhum comentário:
Postar um comentário