"Desmate na Amazônia cai 250 km2 no fim do ano
Em outubro e novembro, redução foi de quase 30%
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou ontem que a área desmatada na Amazônia em outubro e novembro de 2009 sofreu "queda expressiva", de mais de 250 km2, em relação ao mesmo período de 2008. Os dados serão detalhados hoje pelo ministério.
A informação dada pelo ministro indica que a área degradada no período foi pelo menos 28% menor nos dois meses de 2009. Em outubro de 2008, o desmatamento na Amazônia "visto" pelo sistema Deter (Detecção de Desmatamento em Tempo Real) atingiu 541 km2 e, no mês seguinte, 355 km2.
"O que esses dois meses já reduziram em relação ao mesmo período do ano anterior é mais do que a área que será inundada de forma suplementar pela usina de Belo Monte", afirmou Minc. O projeto da hidrelétrica prevê o alagamento de 500 km2 de floresta, mas, segundo Minc, metade são áreas que já ficam alagadas no período de chuvas na Amazônia.
"No início disseram que o desmatamento estava caindo por causa da chuva, depois por causa da crise, e depois disseram que era por sorte. Mas os números mostram que estamos no caminho certo, apreendendo o boi pirata, cortando o crédito dos desmatadores e incentivando as atividades sustentáveis", afirmou.
De agosto de 2008 a julho de 2009, quando foram compilados os dados anuais do desmatamento, a área derrubada chegou a 7.000 km2, 45% menor do que a dos 12 meses anteriores. O resultado foi o melhor desde que o monitoramento por satélite teve início, em 1988."
FONTE: publicado na Folha de São Paulo de hoje (02/02).
Nenhum comentário:
Postar um comentário