"Humildade" do Brasil garantiu acordo, diz Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou ontem as "viúvas do tempo do nada que reclamam e falam mal" do acordo nuclear iraniano costurado por Brasil e Turquia, que conseguiu "em 18 horas de negociação o que EUA não conseguiram em 31 anos".
Em discurso para cientistas, durante a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, em Brasília, Lula criticou os países do Conselho de Segurança da ONU pela falta de apoio ao pacto.
Para Lula, o Brasil conseguiu o acordo porque "fomos lá humildemente e estabelecemos uma política de confiança". Ele também atacou a imprensa brasileira por criticar a iniciativa de seu governo de negociar com os iranianos e "torcer contra" o sucesso da missão diplomática.
"A imprensa dizia: o Lula, que veio lá de Garanhuns? O cara não fala nem inglês e quer falar com árabe? Com persa? Não vai dar certo. E nós estávamos convencidos de que era possível. (...) Tem gente que em vez de conversar prefere mostrar: eu tenho força. Ou dá ou desce. Eu não sou assim."
FONTE: reportagem de FÁBIO AMATO publicada na Folha de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário