“A inadimplência com cheques registrou, em maio, o menor patamar para o quinto mês do ano desde maio de 2004. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundo, a inadimplência ficou em 1,86% no mês passado, o mesmo percentual verificado em abril.
No acumulado do ano, o indicador divulgado nesta segunda-feira (21) mostra que houve queda no percentual de cheques sem fundos. De janeiro a maio registrou-se 1,9% de cheques devolvidos, menor percentual registrado desde 2006, considerando os cinco primeiros meses do ano.
Na avaliação dos analistas da Serasa, os recuos verificados na inadimplência com cheque se devem à recuperação da qualidade deste meio de pagamento. Em um ambiente de endividamento crescente, o cheque promove agilidade no registro da inadimplência, por meio de sua devolução.
COMPENSAÇÕES E DEVOLUÇÕES
No acumulado do ano, foram quase 470 milhões de cheques compensados e mais de 8,880 milhões de devolvidos. Considerando apenas maio, de um total de 94,347 milhões de cheques compensados, 1,759 milhão foram devolvidos.
Conforme analisou a Serasa, a perspectiva é de que, apesar de haver espaço para novos decréscimos na inadimplência com cheques, o bom volume de vendas no Dia das Mães, na Copa do Mundo e no Dia dos Namorados, ampliando o endividamento do consumidor, pode causar algum impacto neste indicador.”
FONTE: publicado no site “Info Money” no portal UOL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário