quinta-feira, 3 de junho de 2010

LULA É APLAUDIDO EFUSIVAMENTE PELAS LIDERANÇAS INDÍGENAS

"Lula é aplaudido por lideranças indígenas

O presidente Lula participou quarta-feira da 13ª reunião ordinária da Comissão Nacional de Políticas Indigenistas em Brasília. A reunião que contou com a presença de ministros e representantes de 22 etnias debateu as demandas dos povos indígenas.

O presidente Lula abriu a reunião declarando que em seu governo "tudo é debatido às claras, aqui não se esconde nada" e em seguida o presidente da Eletrobras José Antonio Muniz Lopes apresentou os detalhes do projeto da Usina Belo Monte, destacando a medidas de redução do impacto ambiental como a redução do reservatório d'água.

O líder Caiapó, Akiaboro Caiapó, que mora no Pará, às margens do Rio Xingu, disse que a falta de diálogo pode levar a conflitos. “Há muito tempo se fala do projeto de Belo Monte e temos uma preocupação muito grande. Quero sentar e conversar antes da guerra e dos problemas que vão acontecer. Porque se não vai acontecer muita coisa e vai sair o nome do governo muito sujo”, disse o líder Caiapó.

O presidente da Funai, Márcio Meira, também expôs um balanço das atividades da FUNAI nos últimos anos e destacou que a maioria das reivindicações foram atendidas ou encaminhadas.

A líder Francisca Pareci, do povo Pareci entregou uma carta ao presidente Lula com um conjunto de demandas dos povos indígenas organizados na Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, APIB.

O documento destaca a necessidade da aprovação do estatuto dos Povos Indígenas, a regulamentação da Secretaria de Saúde Indígena no Ministério da Saúde, a demarcação das terras e a criação do Conselho Nacional de Políticas Indigenistas.

O assessor jurídico do CIMI, Paulo Guimarães também lembrou a necessidade de se regulamentar o parágrafo 1º do artigo 176 da Constituição, que trata da exploração de recursos naturais e hídricos das reservas indígenas.

O presidente Lula foi enfático ao afirmar que pretende resolver o problema da saúde indígena nos próximos dias, e destacou a necessidade de diálogo cokm o Congresso para a provação do Conselho e do Estatuto.

Lula ainda afirmou que pretende participar de mais uma reunião da Comissão, ainda este ano e foi aplaudido efusivamente pelas lideranças indígenas.

Além do presidente participaram da reunião o ministro do Esporte Orlando Silva, e os ministros da Justiça, Casa Civil, Educação, Minas e Energia, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social, Previdência Social e o secretário de Combate à Desigualdade Racial."

FONTE: reportagem de Gustavo Alves publicada no portal "Vermelho".

Nenhum comentário:

Postar um comentário