sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O QUE LULA DISSE 4ª FEIRA EM UM COMÍCIO AO LADO DE DILMA

Ana Paula de Carvalho, O Globo

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse quarta-feira à noite em Curitiba, em comício ao lado da candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, que faltando dez dias para a eleição, o povo "não se deixará enganar pelas promessas falsas" dos adversários.

Segundo Lula, o PSDB promete expandir o Bolsa-Familia, mas passou oito anos combatendo o programa.

- O povo não se engana mais facilmente, sabe muito bem distinguir o que verdade e o que é mentira. Eles dizem que vão expandir o Bolsa-Família, mas passaram oito anos contra e agora dizem até que vão dar 13º salário para o Bolsa-Familia. O que é mais triste é que essa gente pensa que a gente é bobo. Eles têm que saber que a gente já aprendeu a distinguir quem fala mentira e quem fala a verdade. Para eles, é esmola (o Bolsa-Família), porque eles conseguem dar R$ 100 de gorjeta quando tomam uísque. Mas é muito na mão de uma mãe de família - disse Lula no palanque, ao lado de Dilma e do candidato do PDT ao governo do Paraná, senador Osmar Dias, que tem o apoio do PT no estado, na disputa contra o tucano Beto Richa.

Lula voltou a acusar o PSDB de querer voltar ao poder para continuar o processo de privatizações iniciado no governo Fernando Henrique Cardoso.

- Estão (...) em jogo dois projetos. Um que é o desenvolver o país e o outro que é de privatizar tudo. Eles privatizaram estradas, portos, bancos e queriam até privatizar a Petrobras. Queriam criar a Petrobrax, mas não conseguiram. Eles ganharam eleição, mas não souberam governar. Achavam que o mercado resolveria os problemas. O que está em jogo é o nosso projeto de soberania nacional. Quando eles governaram, deixaram uma dívida imensa com o FMI e hoje nós temos em caixa US$ 271 milhões - disse Lula.

Segundo Lula, os adversários agora dizem que a candidata do PT à ameaça à democracia.

- Agora estão inventando que nós ameaçamos a democracia. Eles são democratas como os donos do engenho e diziam que os moradores da senzala eram contra a democracia, porque para eles a democracia era boa quando a gente só podia se reunir na praça pública quando estava com fome. Mas para nós democracia é comer, estudar, ter acesso à cultura e lazer. E é isso que os incomoda.”

FONTE: reportagem de Ana Paula de Carvalho, publicada no “O Globo” e transcrita no blog do Noblat (http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/09/23/o-que-lula-disse-ontem-em-um-comicio-ao-lado-de-dilma-326804.asp).

Nenhum comentário:

Postar um comentário