sábado, 16 de outubro de 2010

RISCO SERRA: EM 1995 ELE ASSINOU DECRETO PARA PRIVATIZAR FURNAS, ELETROBRAS, CHESF...


Felizmente”, o processo de privatização [ou mais especificamente: “estrangeirização] fracassou, mas José Serra (PSDB) bem que tentou, assinando o decreto nº 1481/1995 para levar à leilão até geradoras de energia elétrica, quando era Ministro do Planejamento de Fernando Henrique Cardoso.

Por esse decreto, até Itaipu seria privatizada (50% sob controle da Eletrobrás). As centrais nucleares de Angra I e II também ficariam sob controle privado. Tucuruí e as hidelétricas do Rio São Francisco também.

Enquanto só pensava em privatizar, deixou de investir nessas estatais, culminando com APAGÃO de 2002. Isto é José Serra.

O decreto foi assinado em 1995, mas Serra não mudou. Treze anos depois, em 2008, quando ele foi governador de São Paulo, levou à leilão a CESP (Companhia Energética de São Paulo), estatal do governo do estado. O leilão fracassou porque não encontrou comprador, mas ele tentou.”

FONTE: contribuição de Zé Augusto publicada no blog “Os amigos do Presidente Lula” (http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010/10/risco-serra-em-1995-ele-assinou-decreto.html).

Nenhum comentário:

Postar um comentário