ESTADOS UNIDOS, FRANÇA, INGLATERRA, ITÁLIA E CANADÁ FELIZES !
“Foi para ‘proteger os civis contra Khadafi’”...
Espanha e outros também querem entrar na farra assassina
“O que se passa para que o "cachorro louco" (Khadafi, assim depreciado por duas décadas), que se transformara depois em “grande amigo”, volte a ser o "cachorro louco"?
De um lado, a evidência de que as potências hegemônicas tudo farão para não perder o controle dessa vital fonte de energia (petróleo líbio). De outro, fatores geoestratégicos. Diante da revolta por mudanças democráticas dos países árabes do Norte da África e do Oriente Médio, é fundamental, no caso da Líbia, ter um governo absolutamente confiável, pressionando o vizinho oriental Egito para manter o tratado com Israel e não partir para políticas que desarrumem todo o contexto regional”. (fonte: trecho de artigo de Max Altman lido no blog do Miro http://altamiroborges.blogspot.com/2011/03/ataque-libia-hipocrisia-e-dupla-moral.html#more)
Da Agência Brasil:
“LÍBIA AMANHECE SOB ATAQUES E GOVERNO INFORMA QUE JÁ HÁ 48 MORTOS E 150 FERIDOS APENAS EM TRÍPOLI
“O presidente da Líbia, Muammar Khadafi, falou hoje (20) na rádio estatal local que haverá “uma longa guerra no país”. Antes do amanhecer, a capital líbia, Trípoli, foi alvo de ataques aéreos das forças aliadas. Em resposta, Khadafi prometeu a “derrota” dessas forças e ameaçou reagir. Apenas em Trípoli, há relatos de 48 mortos e 150 feridos, segundo informações do governo líbio.
Ontem (19) os países aliados (Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália e Canadá) lançaram mísseis sobre a Líbia. No pronunciamento, Khadafi recomendou que as pessoas reajam aos eventuais ataques, pediu que o povo líbio porte armas e afirmou que ele vai “vencer”. Também prometeu fazer do Mediterrâneo um "campo de batalha".
As informações são da rádio estatal francesa, a RFI. A intervenção da coalizão internacional está se intensificando. A ordem para agir ocorreu depois de uma cúpula internacional em Paris –onde se reuniram os chanceleres dos países aliados. O governo do Catar se comprometeu a liderar os países árabes, que também estão prontos para participar da ação.
Em poucas horas, ontem houve ação limitada, liderada pela França, com o sobrevoo do Mirage 2000 e de um Rafale sobre a área da Líbia "destruindo tanques" [sic] na região de Benghazi.
Ontem, a Líbia foi bombardeada por 110 mísseis Tomahawk, disparados à distância. Segundo relatos [justificativas dos aliados], os mísseis atingiram ‘os sistemas de defesa aérea e comunicação estratégica’ do governo líbio. O objetivo das autoridades dos países aliados é a “destruir as armas das forças aliadas de Khadafi” [sic].
Ontem a Espanha informou que o Exército do país será acionado para o envio de quatro caças F18, aviões de reabastecimento e para manter vigilância marítima, com o uso de uma fragata e um submarino.
Em 1999, em nome da “proteção do povo do Kosovo”, os países que integram a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) bombardearam a Sérvia por 78 dias.
FONTE: reportagem de Renata Giraldi publicada pela Agência Brasil (edição: Juliana Andrade) (http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-03-20/libia-amanhece-sob-ataques-e-governo-informa-que-ja-ha-48-mortos-e-150-feridos-apenas-em-tripoli) [título, subtítulos, introdução e entre colchetes adicionados por este blog].
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
P.S.
“DEMOCRACIA&POLITICA” SELECIONADO “BLOG DA SEMANA”
Agradecemos ao “Vejablog.com.br” a seleção deste “Democracia&Politica” como “Blog da Semana” , dentre os “Melhores Blogs/Sites do Brasil”. É honraria que incentiva o esforço de aprimorar a qualidade da informação que disponibilizamos para os internautas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário