quinta-feira, 31 de março de 2011
FOGUETE SUBORBITAL BRASILEIRO VSB-30 LANÇADO NA SUÉCIA
“O lançamento do “VSB-30 V15 - TEXUS 49” ocorreu com sucesso esta semana, no dia 29 de março, às 6h (horário local), a partir do Centro de Lançamento de Esrange, em Kiruna - Suécia. O voo foi perfeito e a carga útil recuperada.
O foguete alcançou a altitude de 268 km. A carga útil, que continha quatro experimentos científicos, ficou seis minutos em ambiente de microgravidade e foi recuperada a 90 km do local do lançamento.
Nesse lançamento, a ESA (Agência Espacial Européia) comemorou 50 voos da carga útil TEXUS.
A Operação "Texus 49" teve início em 18 de março e o lançamento somente ocorreu em 29/03 em virtude de condições meteorológicas desfavoráveis (fortes ventos) nos dias anteriores.
PRINCIPAIS DADOS DO VOO DO "VSB-30 V15 – Texus 49":
- Massa de carga útil: 379 kg;
- Apogeu: 268,2 km (nominal = 264,0 km);
- Tempo de microgravidade = 378 sec;
- Alcance = 92 km;
- ponto de impacto < 1 sigma; - aceleração máxima do 1E = 7,9 g; - aceleração máxima do 2E = 12,6 g.
O FOGUETE VSB-30 (obs adicional deste blog com informações do Wikipedia):
O VSB-30 é foguete suborbital de pequeno porte, de 13 m de comprimento e 2,7 toneladas, para experimentos em ambientes microgravitacionais. Possui dois estágios, estabilizado rotacionalmente. Não necessita de torre de integração. Decola por trilhos. Consegue superar a velocidade Mach 6 (seis vezes a velocidade do som). Foi desenvolvido e fabricado em São José dos Campos, no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), integrante do CTA, do Comando da Aeronáutica.
O foguete recebeu pouca contribuição internacional para o projeto. O Brasil teve que desenvolver tecnologia própria.
No seu primeiro estágio, há um propulsor booster, chamado S31; o segundo conta com um propulsor S30, de emprego também nos foguetes VS-30, VS-30/ORION e Sonda III. Ambos propulsores são alimentados com propelente sólido composite a base de polibutadieno hidroxilado e possuem envelopes-motores feitos em aço SAE 4140.
A massa da carga útil (até 400 kg), dependendo do seu valor influencia na altidude apogeu e no período de microgravidade (neste voo, foi de seis minutos e dezoito segundos).
Para o VSB-30-Texus, a Agência Espacial Alemã (DLR) financiou parte do desenvolvimento do estágio da carga útil, para atender ao Programa Europeu de Microgravidade da Agência Espacial Européia (ESA). O VSB-30-Texus substitui os foguetes britânicos Skylark, cuja produção foi descontinuada.
(Ver mais informações sobre o assunto na postagem deste blog de 28 de julho de 2009, intitulada “FOGUETE BRASILEIRO RECEBE CERTIFICAÇÃO”)
FONTE: portal da FAB (http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=6916) [imagem e texto sobre o foguete VSB-30 adicionados por este blog com informações do Wikipedia].
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