quinta-feira, 21 de abril de 2011
COMPARAÇÃO DE GASTOS PUBLICITÁRIOS ENTRE LULA E FHC
SECOM DIVULGA DADOS ATUALIZADOS DOS INVESTIMENTOS EM PUBLICIDADE
“A Secretaria de Comunicação Social (SECOM) da Presidência da República divulgou dados atualizados de investimentos em publicidade do governo federal. O levantamento –fornecido pelo Instituto de Acompanhamento da Publicidade (IAP)– mostra que o investimento no ano de 2010 foi de R$ 1.628.920.472,63. O valor é a soma dos investimentos de todos os órgãos e entidades da administração direta e indireta, que incluem todos os ministérios, secretarias, fundações, autarquias e empresas estatais. No total, R$ 472.777.854,56 foram investidos pela Administração Direta e R$ 1.156.142.618,07 pela Administração Indireta.
O investimento foi feito nos meios televisão, jornal, rádio, revista, internet, outdoor, cinema e mídia exterior (mídia em aeroportos, placas, painéis etc). A maior parte dos recursos empregados pela Administração Direta foi direcionada a campanhas de utilidade pública, como campanhas de vacinação, que são importantes instrumentos de orientação e informação para o cidadão e uma obrigação do Estado.
Importante destacar, também, que alguns investimentos publicitários passaram a compor o somatório do governo federal apenas nos últimos anos. Até 2003, não se computavam investimentos publicitários em órgãos como Ministérios do Turismo, Ciência e Tecnologia, Cidades, SECOM, Secretarias de Direitos Humanos, Mulheres, Promoção da Igualdade.
No caso do Ministério das Cidades, além de não ter investimento em publicidade antes de 2003, o Governo Federal tem agora obrigação legal de destinar parte dos recursos arrecadados a campanhas educativas sobre trânsito, o que contribui para elevação do total de seus investimentos.
Nos últimos oito anos, enquanto o mercado de publicidade brasileiro apresentou crescimento de mais de 300%, segundo o IBOPE Monitor, a variação dos investimentos das empresas estatais que concorrem no mercado foi de 65% no mesmo período.”
COMPARAR VERBA PUBLICITÁRIA ENTRE LULA E FHC, APENAS NO ÚLTIMO ANO, RESULTA EM DISTORÇÃO DA INFORMAÇÃO
“A Secretaria de Comunicação Social (SECOM) da Presidência da República, em complemento as informações divulgadas anteriormente, diz que a comparação do investimento médio em publicidade nos três últimos anos do governo Lula com os três últimos anos do governo FHC mostra que o crescimento foi de 42,5%. Assim, simplesmente comparar o investimento publicitário no último ano de cada governo resulta em distorção da informação.
Além disso, cabe considerar que, nos últimos oito anos, o mercado publicitário brasileiro cresceu mais de 300%, segundo o IBOPE Monitor.
Desde o início do governo Lula, houve preocupação crescente com a efetividade do acesso da população à informação sobre as políticas públicas. Isso levou ao substancial aumento do investimento na comunicação regional do governo federal, ampliando a cobertura das ações de publicidade de 499 veículos em 182 municípios, em 2003, para mais de 5 mil veículos programados em 2.733 municípios, em 2010.”
FONTE: Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br/secom-divulga-dados-atualizados-dos-investimentos-em-publicidade/) e (http://blog.planalto.gov.br/comparar-verba-publicitaria-entre-lula-e-fhc-resulta-em-distorcao-da-informacao/) [imagem do Google adicionada por este blog].
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