E-190
“A Embraer entrou 28 aeronaves ao longo do primeiro trimestre de 2011, de acordo com comunicado divulgado ontem (21) pela empresa. Do total de aviões entregues, 20 foram para o setor de aviação comercial e oito para o de aviação executiva. Em 31 de março de 2011, a carteira de pedidos firmes a entregar (backlog) totalizava US$ 16 bilhões, aumento de US$ 400 milhões em relação a 31 de dezembro de 2010.
Em janeiro, a empresa anunciou a venda de dez jatos Embraer 190 para a DNIPROAVIA, da Ucrânia. A companhia lembra que, em março, três clientes adquiriram novos jatos: a brasileira TRIP comprou quatro Embraer 190, dos quais um já estava incluído na carteira de pedidos do quarto trimestre como "cliente não divulgado"; a italiana ALITALIA adquiriu 15 Embraer 175 e mais cinco Embraer 190; e a holandesa KLM confirmou cinco opções de Embraer 190, anunciadas no início de abril. No total, a Embraer fechou o primeiro trimestre do ano com vendas de 44 novos E-Jets.
O segundo trimestre começou com o anúncio de duas novas ordens para o mercado chinês, o que na avaliação da empresa, indica que o mercado continua se recuperando em 2011. Segundo comunicado da Embraer, as ordens da CBD Leasing e da HEBEI Airlines serão adicionadas aos pedidos firmes a entregar tão logo todas as condições contratuais sejam satisfeitas.
No segmento de aviação executiva, o jato Legacy 650 foi certificado nos Estados Unidos, em fevereiro. No mesmo mês, a Embraer iniciou as operações da nova unidade industrial de Melborne, Estado da Flórida, que entregará jatos Phenom para o mercado norte-americano.
DEFESA
O comunicado ainda lembra que a Embraer Defesa e Segurança, unidade empresarial anunciada em dezembro de 2010, comprou 64,7% do capital social da divisão de radares da OrbiSat, em março, em negócio de R$ 28,5 milhões.
Ainda no primeiro trimestre, a Embraer Defesa e Segurança assinou contrato com a Força Aérea Brasileira (FAB) para a revisão estrutural e reparo e substituição de equipamentos de 43 caças AMX, complementando acordo de modernização fechado em 2003, e apresentou a primeira plataforma EMB 145 AEW&C para o governo da Índia, que encomendou três unidades para serem utilizadas em missões de vigilância.”
KC-390
Sugestão de leitor:
Por sugestão do leitor deste blog que se assina “SantaCatarinaBR”, apresento a seguir vídeo sobre a construção do modelo do avião KC-390 para ensaios em túnel aerodinâmico (túnel de vento). Esses ensaios são importantes e essenciais para qualquer projeto aeronáutico:
'Making of' do modelo de túnel de vento do KC-390. Clicar: http://www.youtube.com/watch?v=0EtnjJ9t-w4
FONTE: publicado pela “Agência Estado” e transcrito no portal da FAB (http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?datan=21/04/2011&page=mostra_notimpol) [imagem do Google e vídeo (sugerido por leitor) adicionados por este blog].
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