terça-feira, 12 de abril de 2011

LIGA ÁRABE PEDE ZONA DE EXCLUSÃO AÉREA SOBRE GAZA


“CAIRO (Reuters) - A Liga Árabe fez um chamado no domingo (10) para que as Nações Unidas imponham uma zona de exclusão aérea sobre Gaza e levantem o cerco de Israel ao território, depois de uma retomada da violência na região.

O número de mortos desde que Israel lançou uma retaliação pelo ataque a um ônibus escolar que deixou um adolescente com ferimentos graves na quinta-feira já alcançou 19 palestinos, militantes e civis.

Condenando o que foi chamado de uma agressão "brutal" de Israel à Gaza, representantes da Liga Árabe requisitaram que as Nações Unidas reúnam o seu Conselho de Segurança.

A reunião trataria "de forma urgente da agressão israelense à Faixa de Gaza para acabar com o cerco e impor uma zona de restrição aérea para proteger civis de Gaza", diz o comunicado da Liga Árabe.

Uma autoridade israelense, que pediu anonimato, afirmou que a Liga deveria primeiro garantir que os militantes de Gaza não ataquem Israel [ou melhor, que não ataquem seu próprio território invadido por Israel].

"Se eles querem zona de restrição aérea, eles também estão falando dos mísseis terrestres que são disparados de Gaza contra ônibus escolares, fazendas [implantadas nas terras palestinas invadidas por Israel]?", indagou a autoridade.

O Sudão também pode vir a reclamar de Israel para o Conselho de Segurança. Os israelenses são acusados de terem disparado um míssil contra o país e matado duas pessoas. Israel tem se recusado a comentar a acusação.”

FONTE: divulgado pela agência de notícias norte-americana Reuters e publicado no jornal “O Globo”. Transcrito no blog do Noblat (http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/04/10/liga-arabe-pede-zona-de-exclusao-aerea-sobre-gaza-924200426.asp)[entre colchetes adicionados por este blog]

Nenhum comentário:

Postar um comentário