segunda-feira, 30 de maio de 2011

NA INTERNET: SE VOCÊ NÃO PAGA, VOCÊ É O PRODUTO COMPRADO


ADEUS PRIVACIDADE

Por Antonio Tozzi

“O que antes era somente sonho de ficcionistas como George Orwell, Julio Verne e Aldous Huxley hoje já é realidade. Vivemos como se, de fato, fôssemos personagens de um imenso Big Brother –inspirado, aliás, numa antevisão de Orwell– onde já não mais existe privacidade. Com um simples clicar de botão, é possível para as autoridades levantar todos os dados de sua vida –sejam eles pessoais, profissionais ou mesmo secretos.

Redes sociais como ‘Facebook’, ‘Linkedin’ e outras foram criadas exatamente com esta finalidade, a de angariar dados que as pessoas colocam de graça em troca de um serviço. Como dizem os especialistas em Marketing, se você não paga nada por um produto ou serviço, isto significa que você é o produto que está sendo comercializado. Ou melhor, estão sendo comercializadas as informações que você disponibilizou por sua própria conta –e risco.

Através desse mapeamento, as companhias podem direcionar suas campanhas de Marketing de maneira mais objetiva. Não há razão para enviar amostra do produto em amarelo para Alice se ela mesma já declarou ser o azul sua cor predileta. E assim, através dessa seleção natural, os empresários e grupos organizados vão conquistando cada vez mais adeptos para seus produtos e serviços e também para suas causas.

A sociedade moderna, a cada dia, torna-se mais invasiva. Quando a polícia técnica efetua seus trabalhos de investigação para rastrear os suspeitos de crimes e de fraudes, vasculha todos os instrumentos usados pelos cidadãos. Dessa maneira, os peritos examinam as ligações feitas e/ou recebidas pelo suspeito e recuperam os dados contábeis e financeiros para ver se eles podem revelar informações importantes para o esclarecimento do caso.

E o que dizer das onipresentes câmeras de vídeo? Elas estão em todos os locais a denunciar crimes, roubos ou mesmo atos indiscretos. Que o diga Dominique Strauss-Khan, que trocou uma provável Presidência da França por uma desastrada cantada em uma camareira da Guiné num hotel de luxo em Nova York. A moça denunciou o figurão, e contou com as inestimáveis ajudas das câmeras e do laboratório que acusou a presença do DNA do sexagenário Don Juan numa amostra de sêmen colhida no quarto. Somente restou mesmo a ele mudar a história e afirmar que o sexo havia sido consensual.

Nada escapa dessas máquinas sofisticadas que atuam como olhos mecânicos do Big Brother. Nos aeroportos, somos submetidos a verdadeiro escrutínio no qual nossa privacidade é totalmente desrespeitada. A bagagem é examinada cuidadosamente e há, até mesmo, excesso de zelo, com o confisco de cremes e pastas de dente. Entretanto, o transtorno é tolerado porque o cuidado nunca é demais ao sabermos que terroristas suicidas podem inflitrar-se levando com eles instrumentos e elementos que podem provocar uma tragédia acima das nuvens.” (...)

FONTE: escrito por Antonio Tozzi, de Miami. O autor foi repórter do “Jornal da Tarde” e do “Estado de São Paulo”. Vive nos Estados Unidos desde 1996, onde foi editor da “CBS Telenotícias Brasil”, do canal de esportes “PSN”, da revista “Latin Trade” e do jornal “AcheiUSA”. Publicado no site “Direto da Redação”  (http://www.diretodaredacao.com/noticia/adeus-privacidade) [título adicionado por este blog].

4 comentários:

  1. "Quando a polícia técnica efetua seus trabalhos de investigação para rastrear os suspeitos de crimes e de fraudes, vasculha todos os instrumentos usados pelos cidadãos."

    E deveria proceder diferente? Não é de interesse da sociedade que bandidos sejam pegos e punidos? Tentar impedir isso alegando invasão de privacidade é o cumulo. Que tanto as pessoas escondem? Quem não deve não teme...

    "Redes sociais como ‘Facebook’, ‘Linkedin’ e outras foram criadas exatamente com esta finalidade, a de angariar dados que as pessoas colocam de graça em troca de um serviço."

    Dados que as pessoas liberam por vontade propria. Elas sabem que eles serão vendidos, então não podem reclamar depois. Não querem ter sua vida devassada pelas redes sociais? Simples, não participem delas! Ou então controlem as informações passadas.

    "Através desse mapeamento, as companhias podem direcionar suas campanhas de Marketing de maneira mais objetiva."

    Certo, mas elas te obrigam a comprar alguma coisa? Não! Então deixa elas desenvolverem suas estrategias de marketing a vontade, até porque a maioria das pessoas nem olha propaganda.

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  2. Darkkann,
    Concordo com suas observações. Transcrevi o texto que relata fatos. O conhecimento deles é útil. Contudo, não creio haver erro ou ilegalidade nesses fatos se os usuários estiverem previamente alertados.
    Maria Tereza

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  3. Absurdo!!!

    30 DE MAIO DE 2011

    Ministério das Comunicações divulga lista de donos de rádio e TVs
    O cadastro dos donos de rádios e TV no país - onde estão os nomes de 56 deputados e senadores que são sócios ou têm parentes no controle de emissoras – foi divulgado pelo Ministério das Comunicações em seu site a partir desta segunda-feira (30).

    A lista atende antiga reivindicação de entidades que tentam fiscalizar o setor e acusam políticos de fazerem uso das emissoras para alavancar candidaturas e prejudicar adversários.

    A lista, que teve uma primeira versão divulgada em 2003, no governo Lula, foi retirada do ar logo em seguida por conta de pressões de políticos contrários à divulgação.

    O governo quer mudar as regras das concessões de rádio e TV e passará a exigir que os interessados nas licitações comprovem capacidade financeira para bancar a montagem das emissoras. Para isso, tomará duas medidas. Primeiro, subirá o valor do depósito de caução de 1% para 20% - exigência feita para habilitar um interessado a participar da licitação.

    Consulte a lista no link abaixo:

    http://www.mc.gov.br/images/dados-sobre-outorgas/Relao_de_Scios_e_Diretores_por_Entidade.pdf

    De Brasília
    Com agências

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  4. Probus,
    Vou ler o link por você sugerido. Segundo o publicado hoje em (http://osamigosdobrasil.com.br/2011/05/30/min-das-comunicacoes-coloca-na-internet-donos-de-radio-e-tv/), a listagem do Ministério das Comunicações permite saber, por exemplo, que a irmã do senador Aécio Neves (PSDB/MG) é sócia da Rádio Colonial FM Ltda, além da Rádio Arco-Iris Ltda (possuidora de frota de veículos de luxo usada pelo irmão senador). Os dados do senador como sócio da Rádio Arco-Iris ainda não aparecem atualizados junto ao Ministério das Comunicações.
    Idiossincrasias dos nossos políticos.
    Maria Tereza

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