Serra, Ministro do Planejamento, bate o martelo da venda subsidiada da Light
Por Brizola Neto
“Outro bueiro acaba de explodir no Rio de Janeiro. Uma tampa de ferro foi arremessada de uma galeria entre as ruas Dias da Rocha e Barata Ribeiro, em Copacabana. Felizmente, dessa vez sem provocar vítimas.
Por mais boa-vontade que se tenha, não é possível deixar dizer que isso é um acidente.
Não há indício de que seja, também, sabotagem, pois não é possível que isso não deixasse vestígios.
O nome não pode ser outro senão incompetência e descaso com a segurança dos passantes num campo minado em que a concessionária transformou a cidade nas áreas onde sua rede é subterrânea.
Até agora, somente o Ministério Público e a Prefeitura agiram para responsabilizá-la por isso.
A Light, a joia da privatização do setor elétrico, está um caco.
Mas, na imprensa, até agora, não há um comentário sobre o que foi feito nesses quase 15 anos de controle –e desinvestimento– privado na empresa.
E ela, como a Eletropaulo, em São Paulo, foi comprada com dinheiro subsidiado. Pelos franceses da [estatal] EDF e pelos norte-americanos da AES, com aporte de capital do BNDES e da Eletrobras, diretamente e através da Companhia Siderúrgica Nacional, também privatizada. Depois, quando a Light 'privatizada' comprou a Eletropaulo, separaram-se: a empresa do Rio ficou para os franceses [o Estado francês] e a de São Paulo para os norte-americanos. E o rombo [a AES não pagou], claro, para o BNDES.
Aliás, isso somente ocorreu porque Fernando Henrique mudou a legislação para permitir o financiamento do BNDES a grupos estrangeiros.
Estes dias, os comentaristas da grande imprensa e o próprio Fernando Henrique, num cinismo grosseiro, reduziram a participação do ex-presidente Itamar a um mero “ele não me atrapalhou”.
Por semelhança, então, é possível dizer que quem 'privatizou' [restatizou, só que em benefício do Estado francês]a Light não foi Fernando Henrique, mas Serra, seu então Ministro do Planejamento, que bem poderia vir com aquele martelinho [ver foto] consertar os bueiros explosivos.
Porque, no mesmo famoso vídeo onde FHC diz que Serra foi o responsável pela privatização da Vale, o ex-presidente diz, enfaticamente: “E da Light, também. Foi o Serra”.
FONTE: escrito por Brizola Neto em seu blog “Tijolaço” (http://www.tijolaco.com/o-martelinho-de-serra-e-os-bueiros-explosivos/)[entre colchetes adicionados por este blog].
Nenhum comentário:
Postar um comentário