sábado, 6 de agosto de 2011

BRASIL É O QUE MAIS AVANÇOU EM PETRÓLEO


De 2001 a 2010, a produção brasileira aumentou 60%, a maior alta entre os 20 grandes produtores mundiais

Extração cresceu de 1,337 milhão para 2,137 milhão de barris por dia, e país subiu do 18º para o 13º lugar no ranking dos produtores

Por Cirilo Junior, na 'Folha':

“O Brasil teve o maior avanço na produção de petróleo nos últimos dez anos, levando em conta os 20 maiores produtores do mundo no início da década passada.

Entre 2001 e 2010, o país apresentou salto de 60% na produção.

Esse aumento fez com que a extração passasse de 1,337 milhão de barris/dia para 2,137 milhões.

Com isso, o Brasil passou do 18º para o 13º lugar no ranking dos países produtores de petróleo, atualmente liderado pela Rússia.

Os dados relativos à produção brasileira são da ANP (Agência Nacional do Petróleo). As informações de outros países constam do relatório "Statistical Review of World Energy 2011", da empresa britânica BP.

Dos 20 principais do ranking, 18 tinham produção acima de 1 milhão de barris por dia em 2001.

A expansão da produção brasileira confirma a condição emergente do Brasil no cenário geopolítico mundial, ainda mais diante das perspectivas de novas e mais significativas descobertas na camada pré-sal.

O crescimento brasileiro foi mais significativo do que o de países que também ampliaram bastante suas reservas nesse período, como Canadá e Irã.

As reservas canadenses, por exemplo, tiveram expansão de 80% no período. No mesmo período, a produção subiu 24,62%.

Já as reservas brasileiras cresceram 67%. No ranking relativo à variação de reservas, o Brasil também se destaca, mas ainda fica atrás de países como Venezuela (171,8% de crescimento) e Angola (107%).

O país africano, no entanto, não figurava entre os 20 principais produtores de petróleo em 2001.

TOP 10 À VISTA

A perspectiva é que o Brasil ganhe cada vez mais destaque nesse ranking, à medida que as descobertas do pré-sal sejam incorporadas às reservas e a produção na próspera fronteira exploratória deslanche.

"O top 10 da produção de petróleo não está muito distante, com o advento do pré-sal", afirma Claudio Serra, do Centro de Estudos em Infraestrutura.

Atualmente, a produção no pré-sal, ainda em fase de testes, é de 129,6 mil barris de petróleo e de 3,9 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, oriunda de sete poços.

Isso representa 6% do total que é produzido no Brasil, que somou 2,137 milhões de barris/dia em junho, segundo a ANP.

De acordo com o plano estratégico da Petrobras, a produção no pré-sal será de 543 mil barris/dia em 2015, chegando a 1,148 milhão de barris diários em 2020.

Esse número corresponderá a 28,7% da produção total [brasileira] estimada para o final desta década.

Fora do clube dos maiores produtores, destaca-se o crescimento da produção do Azerbaijão, que foi de 345% na década passada, passando de 301 mil barris/dia para 1,037 milhão de barris/dia.

Angola também teve expansão significativa, passando de 742 mil barris/dia para 1,851 milhão de barris/dia, salto de 250%."

FONTE: reportagem de Cirilo Junior publicada na Folha de São Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/me0308201123.htm) [imagem do google adicionada por este blog].

3 comentários:

  1. Piratas e Corsários. Corsários e Piratas. As Cinco Irmãs e os patinhos feios.

    Em uma quase totalidade, os problemas do mundo, sejam quais forem, são causadas e oriundos das CINCO IRMÃS e sua sede de Óleo Negro, seja na Bacia do ORINOCO, seja no Golfo do México, seja na Líbia, seja no Irã, seja no Iraque. Pré-Sal... Ártico...
    Neste oligopólio, neste CARTEL, nesta MÁFIA de TRANSNACIONAIS que CONTROLAM o mercado de PETRÓLEO no MUNDO e, o MUNDO.

    Coincidência ou não, são os mesmo e seculares PIRATAS das NAÇÕES de sempre.

    DUAS são formadas por PIRATAS ianques: ExxonMobil e a ChevronTexaco;

    UMA é a PIRATA de SEMPRE (onde fica a sede do GREENPEACE, Holanda, tão esquecida e, que trabalha na sua costumeira e sinistra surdina): Royal Dutch Shell ou, simplesmente, Shell (que controla o CARTEL do METANOL no BraZil);

    UMA é a HISTÓRICA corsária bretã: British Petroleum ou como é vulgarmente chamada no Golfo do México, BP;

    UMA é a SECULAR pirata, a França, nossa vizinha na Guiana: TOTAL;

    Essas CINCO rapinas controlam o mercado MUNDIAL e impõem baixos preços aos países produtores enquanto garantem altas taxas e, seus lucros, controlando os setores do Refino, Distribuição e Logística. (Refinaria Abreu e Lima, onde está você?? SUAPE, onde está você?? TRANSPETRO, onde está você?? ANP, quem é você e, para quem trabalhas?????)

    Essas CINCO sanguessugas (ExxonMobil, ChevronTexaco, Shell, BP e TOTAL) mantém o controle sobre a maior parte das reservas mundiais (excluídas as que foram nacionalizadas, como a PEMEX, do México e, a GAZPRON, da Rússia);

    Essas CINCO USURPADORAS (ExxonMobil, ChevronTexaco, Shell, BP e TOTAL) se unem para impedir que outras empresas entrem no mercado, dificultam o acesso de novas companhias às maiores reservas mundiais (como queriam fazer até aqui dentro do BraSil e, como fazem no Oriente Médio impedindo que até os governos dos países da região controlem diretamente, como é o caso do IRAQUE ou como pretendem fazer com a LÍBIA). Só esquecem que a SINOPEC está a mil no sancionado IRÃ... Viva o estrategista Jiabao, tadinho do Kan que deixou a porta aberta e caiu na conversa do Tio Sam.

    Quem em muito dita as ordens no mundo é a OTAN. A falência do DÓLAR e do EURO talvez seja a solução. Mas, vão ter usar suas reservas de Francos Suíços, afinal, quem controla aquele Paraíso é a França, Alemanha, Itália (resguardo da Máfia italiana e do IOR) e o Reino Unido...

    Ninguém dava VALOR ao BRICS (que querem usar cada um sua moeda), nem ao MERCOSUL (que quer criar o Banco do Sul) e, tentaram impedir a criação do UNASUL (um forte contra-ponto a FUTURA FALIDA OTAN, outra jogada do Tio Sam).

    Quem deu o claro recado da mais que necessária Integração Regional foi nossa hermana e parceira, a SIMPATISSÍMA e RACIONAL Cristina Kirchner, só não viu quem não quis!! A Cristina vai superar as expectativas e, vai fazer HISTÓRIA.

    29 de JUL. Nuevo edificio Embajada de la República Argentina en
    Brasilia. Cadena Nacional
    http://www.youtube.com/watch?v=QHvvW6TAWaY

    ResponderExcluir
  2. Probus,
    Ótimo resumo informal dos grandes interesses econômicos, financeiros e políticos que movem o mundo. Em trinta rápidas pinceladas, você pintou um quadro completo. Gostei
    Maria Tereza

    ResponderExcluir
  3. Maria Tereza, sou seu aluno, ainda tenho uns degraus a galgar e minha longa caminhada de mil léguas mal começou. E, meu quadro e minhas pinceladas são só pesquisas, qualquer um faz.

    Eu estava com problema de configuração do meu PC e depois foi um problema atrás do outro.

    Talvez você já tenha, mas, separei esta matéria para você.

    O NEGOCIO DO SÉCULO
    O ACORDO NUCLEAR BRASIL ALEMANHA

    http://www.historia.uff.br/stricto/teses/Dissert-2008_BRANDAO_Rafael_Vaz_da_Motta-S.pdf

    ResponderExcluir