O Tenente-Coronel Aviador Uruguay [FAB] e o Dr David Alberts, do Departamento de Defesa dos EUA
“O Tenente-Coronel Aviador André Luiz Pimentel Uruguay, pesquisador e gerente do 'Laboratório de Comando e Controle' do Instituto de Estudos Avançados (IEAv/DCTA/FAB), foi agraciado no último dia 23 de junho com o prêmio de melhor artigo, categoria estudante (“Best Student Paper Award”) no “16th International Command and Control Research and Technology Symposium” (ICCRTS), em Quebec, no Canadá. É a primeira vez que o prêmio é concedido a pesquisadores brasileiros.
O trabalho, intitulado “A Topological Model of C2 Organizations” (“Um Modelo Topológico de Organizações de C2”) [C2 = Comando e Controle], escrito sob a orientação do professor Carlos Henrique Costa Ribeiro, faz parte das atividades de Doutorado do Tenente-Coronel Uruguay, no ITA/CTA/FAB , que visa a criar modelos matemáticos para investigar e avaliar alternativas de estruturação de Comando e Controle. O modelo proposto determina técnicas matemáticas para saber qual estrutura de C2 é mais adequada a certos cenários operacionais.
O prêmio foi entregue pelo Diretor Científico para Comando e Controle do Departamento de Defesa dos EUA (DoD), David Alberts, e bastante elogiado pelos presentes por ser um dos primeiros resultados concretos [no mundo] na direção do sólido entendimento sobre o aspecto organizacional de Comando e Controle, o que valida a idéia de que a Força Aérea Brasileira não só pode gerar seus próprios conceitos relacionados a C2, de forma soberana, como também o fato de que o DCTA/FAB [em São José dos Campos-SP] está capacitado a prover todo o suporte científico necessário.
Esse resultado somente se tornou possível como efeito de várias ações estratégicas do EMAER [Estado-Maior da Aeronáutica] nos anos recentes junto ao DCTA/FAB para aperfeiçoar o Sistema de Comando e Controle da FAB (SISC2FAB). Dentre elas: a criação de um Laboratório de Comando e Controle no IEAv, a criação do “Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais” (PPGAO) no ITA, e o engajamento constante de pessoal técnico do DCTA em assuntos de C2.
Segundo palavras do oficial, “ao receber este prêmio veio a lembrança do início de tudo, com a criação do Laboratório de Comando e Controle e do PPGAO, e não pude deixar de lembrar uma frase do Prof.Dr. José Edimar Barbosa Oliveira, do ITA: ‘não deve haver nada que represente o limite da inteligência de um brasileiro’. A minha satisfação é ter contribuído para expandir um pouco mais esse limite.”
FONTE: portal da FAB (http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=7931) [entre colchetes adicionados por este blog].
Nenhum comentário:
Postar um comentário