Jim O'Neill, economista inglês, chefe de pesquisa em economia global do grupo financeiro ‘Goldman Sachs’ desde 2001. Criador do conceito BRICs
Do jornal “O Estado de S.Paulo” [confessadamente tucano/serrista, conforme editorial em 2010]
PARA ECONOMISTA CRIADOR DOS BRICs, BRASIL, RÚSSIA, ÍNDIA E CHINA NÃO PODEM MAIS SER CONSIDERADOS PAÍSES EMERGENTES
“Antes do fim desta década, um representante dos BRICS ocupará a chefia do Fundo Monetário Internacional. Até 2020, o yuan e o real passarão a compor o ‘Direito Especial de Saques’ (SDR, na sigla em inglês), “moeda” do FMI, ao lado do dólar, euro, iene e libra. O Brasil tem as maiores chances de se tornar um país desenvolvido, o que pode ocorrer em 20 anos.
Jim O’Neill continua sonhando com o futuro dos BRICS. A história da criação do conceito, a evolução dos países e suas perspectivas, está no livro ‘The Growth Map: Economic opportunity in the BRICs and Beyond’ (O Mapa do Crescimento: as oportunidades econômicas nos BRICs e além), que terá lançamento global em 5 de dezembro e deverá ter versão em português em 2012.
Em entrevista exclusiva à ‘Agência Estado’, em Londres, ele mantém o tom sempre otimista e contemporizador. Admite que a grave crise da zona do euro afetará os BRICs, mas acha que a China, longe de ser uma bolha prestes a estourar, tem capacidade de contrabalançar os problemas do velho continente.
Para ele, os BRICs não têm coerência como grupo político, por serem países muitos diferentes. Porém, precisam fazer parte da governança global. O’Neill prevê que eles se tornarão parte de um novo grupo, um G-9, menor e mais efetivo do que o G-20, a ser formado também por Estados Unidos, Japão, zona do euro, Reino Unido e Canadá.
Fanático por futebol e torcedor do ‘Manchester United’, ele diz que estará no Brasil para a Copa de 2014 – afinal, esteve em todos os quatro últimos mundiais. A seguir, os principais trechos da entrevista:
-O Sr., em algum momento, imaginou que o conceito dos BRICs se tornaria tão famoso?
Eu nunca imaginei. Isso mudou minha vida profissional. É extraordinário.
-Se pudesse voltar no tempo, teria feito alguma escolha diferente?
Nos três primeiros anos, eu pensei sobre o México. Mas, quando olho para trás, não me arrependo. Na época, a escolha do Brasil foi a mais controversa.
-A inclusão do Brasil foi sua maior aposta. Arriscado, não?
(Risos) Foi muito arriscado. Pessoas [demotucanos] no Brasil dizem isso ainda hoje. Mas, como eu já estava no mercado há muitos anos, eu sabia da importância das metas de inflação. Isso foi o que realmente me influenciou.
-No livro, o Sr. menciona a resistência do seu colega do ‘Goldman Sachs’, Paulo Leme. Ele foi contra a inclusão do Brasil?
Ele ficou surpreso, não estava muito disposto. Mas, depois, ele deu muito apoio.
-O Sr. diz que a maior conquista do Brasil foi o controle da inflação. Algumas pessoas [da direita, antidesenvolvimentista] acreditam que o BC acaba de abandonar as metas de inflação. Como avalia?
Não acho que tenha abandonado. Mas não está tão independente como já foi. Talvez tenha apenas sido muito astuto quando olhou os problemas externos três meses atrás.
-O Sr. está preocupado com o controle da inflação no Brasil?
Não muito. Existe outro fator importante aqui: o Brasil tem o desafio da doença holandesa neste momento. O real subiu tão fortemente que as autoridades brasileiras precisam fazer algo. De certa forma, eu até admiro o fato de o Banco Central tomar certos riscos. Mas, eles precisam ter cuidados, é claro.
-O Sr. fala sobre o risco que a apreciação cambial traz ao País. Estamos vendo muita pressão no câmbio nos últimos dias com a crise europeia. Seria essa a reversão desordenada que o Sr. teme?
A situação na Europa se tornou muito problemática nas últimas semanas, especialmente em relação à Europa. As autoridades europeias precisam ser mais decisivas, pois o mercado está muito nervoso. Falta confiança sobre as decisões políticas na Europa.
-Essa turbulência pode afetar fortemente o real? [torcida demotucana, dentro da estratégia de 'quanto pior, melhor']
Já está afetando. A situação é muito frágil. Para ser honesto, muito vai depender da China. Se a China mostrar mais liderança, se a inflação lá cair e eles cortarem os juros e permitirem mais valorização da moeda, será muito importante para contrabalançar a crise na Europa.
-Mas os BRICs serão afetados pela crise europeia? [insistência da torcida demotucana, dentro da estratégia de 'quanto pior, melhor']
Claro, já estamos vendo isso. A zona do euro é um grande mercado. Isso afeta todo mundo, inclusive os BRICs. Mas, deixe-me enfatizar: nos próximos 12 meses, o crescimento do PIB dos BRICs será provavelmente igual a [criação de] uma nova Itália. Precisamos manter essas coisas em perspectiva. É claro que a crise europeia pode afetar os BRICs. Mas os BRICs podem contrabalançar.
-O Sr. acredita que o Brasil entrará em recessão técnica? [continua a insistência da torcida demotucana, dentro da estratégia de 'quanto pior, melhor']
Os dados mais recentes apontam que o PIB poderá se contrair no quarto trimestre. Mas acho que será temporário. Não tenho certeza de que o País entrará em recessão técnica.
-Qual a taxa de crescimento que o Sr. projeta para o Brasil nos próximos anos?
A tendência está entre 4% e 5%.
-O Sr. diz que os BRICs não podem mais ser chamados de mercados emergentes. Qual é a perspectiva para que se tornem países desenvolvidos?
Acho que o Brasil tem, provavelmente, a maior chance. Até o fim desta década, a renda per capita terá dobrado. A economia está hoje perto de US$ 2 trilhões e o PIB per capita, próximo de US$ 15 mil. Talvez até o fim desta década seja de US$ 30 mil. Em 20 anos, o Brasil pode se tornar um país desenvolvido.
-O que ainda precisa ser feito no Brasil?
Mais investimentos do setor privado e inovação.
-Por que devemos acreditar que a China não é uma bolha, como o Sr. argumenta? Há muita preocupação sobre a qualidade dos empréstimos, as dívidas locais e os preços das moradias.
Essa é uma visão muito popular. As pessoas precisam entender que os preços das casas na China estão caindo porque as autoridades estão tentando conter a alta. Não é um ‘boom’ típico do Ocidente. É claro que não é o estouro de uma bolha, é o governo tentando conter.
-O livro passa impressão de que o Sr. não está tão entusiasmado com Rússia e Índia. É isso?
Interessante escutar isso. Eu estava tentando ser realista sobre os desafios. Sua conclusão está certa, eles ainda precisam fazer muitas coisas. O Brasil e a China estão à frente.
-O Sr. diz que os BRICs têm limitações como grupo político porque são países muito diferentes.
O único ponto em comum é que eles têm populações muito grandes. E o desejo de ter mais sucesso.
-Outro ponto em comum é a corrupção [Outra estratégia da grande mídia e da direita demotucana para voltar ao poder. Esconder suas corrupções e magnificar as mais recentes, querendo vender a ideia que somente nos governos Lula e Dilma há corrupção].
Sim. Mas há países do G-7 com esses problemas também. Muitas pessoas falam disso com mentalidade muito ocidental. Veja o que ocorreu na Itália nas últimas décadas: a Itália não está livre da corrupção.
-Os BRICs são ameaça ao G-7?
Não chamaria de ameaça. Os encontros de cúpula dos BRICs destacam os acontecimentos econômicos do G-7. Foi como um oficial sênior do G-7 me disse recentemente: “Não podemos resolver nada sem a China”.
-Como deve evoluir a governança global?
Todos os quatro BRICs se tornarão parte de um novo grupo, menor que o G-20. Até o fim da década, estarão entre as dez maiores economias. Se a zona do euro sobreviver, se tornará apenas um grupo. Então, teremos Estados Unidos, Japão, a zona do euro, os quatro BRICs e, talvez, o Reino Unido e o Canadá, no que seria o novo G-9.
-O Sr. também escreve que uma moeda comum dos BRICs é muito improvável. Mas e a inclusão do yuan e até do real no ‘Direito Especial de Saques’ (SDR, na sigla em inglês), a ‘moeda’ do Fundo Monetário Internacional?
Até 2020, sem dúvida, é possível. Com base nas recentes definições do G-20, está claro que o yuan entrará até 2015. E o real poderia entrar até 2020.
-E quando veremos um membro do BRIC como chefe do FMI?
Em algum momento antes do fim desta década. Talvez o Armínio (Fraga, ex-presidente do Banco Central) [essa alusão ao ex-Presidente do BC no governo FHC causou forte emoção na equipe do tucano 'Estadão'. Inebriados de satisfação, descontroladamente eufóricos, tiveram que encerrar a entrevista].
-O Sr. menciona isso no livro. Mas a indicação dele seria impossível no governo Dilma Rousseff. [a afirmação do 'Estadão' subentende que os demotucanos devem voltar ao poder para Armínio Fraga ser Chefe do FMI]
Eu sei. Só estava tentando destacar que há pessoas preparadas.”
FONTE: reportagem de Daniela Milanese, correspondente em Londres do jornal “O Estado de S.Paulo” [confessadamente tucano/serrista, conforme editorial em 2010]. Postado por Luis Favre em seu blog (http://blogdofavre.ig.com.br/2011/11/brasil-pode-se-tornar-desenvolvido-em-20-anos/)[imagem do google e trechos entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’]
Jim O'Neill esquece de um detalhe, que existem vários BraSis...
ResponderExcluirUm BraZil de antes de LULA.
Um BraSil da era LULA.
Um BraZil de antes do Pré-Sal.
Um BraSil da era do Pré-Sal.
Ou seja, temos NOVE anos de Governos Socialistas, portanto, em hipótese alguma este NOVO e IMPONENTE PAÍS pode cair nas mãos IMUNDOS dos NEO-LIBERAIS.
Probus,
ResponderExcluirSeria uma tragédia a volta dos demotucanos neoliberais. Acho esse retorno improvável, pois até os neoliberais estão com ojeriza ao neoliberalismo. Ele acarretou recessão, baixos salários, desemprego, agravamento da desigualdade de renda, submissão humilhante às grandes potências, tudo em benefício de 0,1% da população e dos grandes grupos financeiros.
Contudo, sempre há risco de retorno. É o que acontece nos países em crise na Europa, como a Grécia, Portugal, Espanha.
Portanto, sempre alerta.
Maria Tereza