segunda-feira, 28 de novembro de 2011

ESTALEIRO MAUÁ ENTREGA NAVIO CELSO FURTADO

Navio Celso Furtado

PRESIDENTA DILMA PARTICIPA DE CERIMÔNIA DE ENTREGA DO NAVIO CELSO FURTADO
“A presidenta da República, Dilma Rousseff, participou na sexta-feira (25/11) da cerimônia de entrega do navio de produtos ‘Celso Furtado’, primeira embarcação construída por um estaleiro brasileiro para o Sistema Petrobras em 14 anos. O ‘Celso Furtado’ é um dos 49 navios do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (PROMEF).

Com 183 metros de comprimento e capacidade para transportar 56 milhões de litros, o ‘Celso Furtado’ é o primeiro de uma série de quatro navios de produtos encomendados pela Transpetro ao Estaleiro Mauá e será usado para o transporte de derivados de petróleo entre os estados brasileiros. Em sua primeira viagem, a embarcação levará para o Norte e Nordeste combustíveis produzidos nas refinarias de São Paulo.

Hoje, estamos aqui provando que os brasileiros sabem fazer navios”, afirmou a presidenta Dilma Rousseff, em seu discurso. “Nós não vamos permitir, no Brasil, que se exporte empregos para outros países. Nosso compromisso é com a grandeza deste país”, completou.

O presidente da Transpetro, Sergio Machado, realçou a importância da cerimônia: “Este é momento histórico para a indústria naval e para a Marinha Mercante do país. A entrega deste navio é afirmação da capacidade do povo brasileiro”. Sergio Machado iniciou seu discurso homenageando os metalúrgicos do Estaleiro Mauá: “Vocês são os verdadeiros heróis dessa história”.

Durante a solenidade, foi lançado também o selo postal personalizado em homenagem à entrega do ‘Celso Furtado’. Participaram da cerimônia a presidenta Dilma Rousseff e os presidentes dos Correios, Wagner Pinheiro, e da Transpetro, Sergio Machado.

Após os discursos, a presidenta Dilma Rousseff entregou ao Comandante do navio, Claudio Lisboa Nunes, a bandeira nacional que, depois, seria hasteada no Celso Furtado. O chefe de máquinas do navio, Carlos Alberto do Nascimento, recebeu do governador Sergio Cabral o diário de bordo. Às 14h15, o navio zarpou rumo à sua primeira viagem.

O navio de produtos ‘Celso Furtado’ tem índice de conteúdo nacional de 74%.

A entrega do ‘Celso Furtado’ é mais uma prova da vitalidade do PROMEF, que impulsionou a reconstrução da indústria naval brasileira, após crise de décadas. O último navio entregue por um estaleiro nacional ao Sistema Petrobras foi o ‘Livramento’, em 1997. Hoje, o Brasil tem a quarta maior carteira mundial de petroleiros e ocupa a quinta posição no ranking de encomendas de navios em geral.

Com a encomenda de 49 petroleiros, o PROMEF garantiu escala para investimentos em modernização do parque naval instalado e implantação de três novos estaleiros no país – o ‘Atlântico Sul’ e o ‘STX-Promar’, em Pernambuco, e o ‘Estaleiro Rio Tietê’, em São Paulo, que vai construir comboios hidroviários para o transporte de etanol. A indústria naval, que chegou a ter menos de dois mil operários na virada do século (em 2000), hoje emprega quase 60 mil pessoas.

Outros três navios do PROMEF já foram lançados ao mar e estão em fase de acabamento: ‘Sérgio Buarque de Holanda’ e ‘Rômulo Almeida’, no Estaleiro Mauá, e ‘João Cândido’, no Estaleiro Atlântico Sul. Das 49 embarcações projetadas nas duas primeiras fases do programa, 41 já foram encomendadas, com investimento de R$ 9,6 bilhões. As últimas oito estão em fase final de licitação.

A Transpetro lançou um ‘hotsite’ sobre o navio de produtos ‘Celso Furtado’, onde é possível fazer um passeio virtual pela embarcação.

ETAPAS DA CONSTRUÇÃO DE UM NAVIO

Segundo tradição da indústria naval mundial, a construção de um navio tem cerimônias que marcam etapas fundamentais das obras: o corte da primeira chapa de aço, o batimento de quilha, o lançamento ao mar e a entrega ao armador.

É importante ressaltar, sobretudo, a diferença entre o lançamento ao mar e a entrega ao armador:

LANÇAMENTO AO MAR

Depois de concluída a edificação do casco, o navio é batizado e lançado ao mar para os acabamentos finais. Dessa forma, o dique é liberado para o início das obras de uma nova embarcação. O navio em construção é transferido para o cais do estaleiro.

No cais, são feitas as obras de acabamento, as interligações dos vários sistemas e os últimos testes em equipamentos. Antes da entrega, o navio é, geralmente, levado de novo ao dique, para a limpeza do casco. Por fim, são feitas as provas de mar – viagens de curta duração que testam o desempenho geral da embarcação.

ENTREGA

Após a conclusão de todas as obras e testes, o navio é certificado por uma Sociedade Classificadora independente e entregue ao armador, para o início das operações.”

FONTE: blog “Fatos e Dados”, da Petrobras  (http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2011/11/25/presidenta-dilma-participa-de-cerimonia-de-entrega-do-navio-celso-furtado/#more-47194).

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