sábado, 18 de fevereiro de 2012

O AVANÇADO RADAR NACIONAL “SABER”

O radar SABER M60 em funcionamento em uma região de fronteira do Brasil. [Centro Tecnológico do Exército Brasileiro (foto CTEx)

“O PODER DO SABER”

“Um sistema de radar portátil que pode rastrear até 40 alvos aéreos foi um dos vários equipamentos de alta tecnologia utilizados para manter a segurança dos atletas nos 5º Jogos Mundiais Militares, realizados em julho de 2011, no Rio de Janeiro.

O “Sistema de Acompanhamento de Alvos Aéreos Baseado na Emissão de Radiofrequência”, SABER M60, é o radar mais moderno no mundo em sua categoria, de acordo com o Exército Brasileiro. O radar SABER M60 foi fabricado com tecnologia 100% brasileira.

O radar SABER M60 foi empregado em apoio à vigilância aérea durante os 5° Jogos Mundiais Militares, à semelhança do que já havia ocorrido durante os Jogos Pan-americanos de 2007, tendo comprovado, uma vez mais, sua adequação para emprego em eventos dessa natureza”, comentou o Coronel Roberto Castelo Branco Jorge. O assessor da subchefia do “Centro Tecnológico do Exército Brasileiro” (CTEx) conta que o órgão desenvolveu essa tecnologia para complementar a defesa antiaérea brasileira, uma vez que muitas aeronaves escapam dos radares tradicionais, que são voltados para maiores altitudes, em especial em regiões montanhosas.

O SABER pode detectar e seguir, ao mesmo tempo, até 40 alvos aéreos em um raio de 60 quilômetros e a uma altitude de até 5.200 metros, além de helicópteros, aviões de caça que voam a baixa altitude e objetos que se movem lentamente, a velocidades de até 32 quilômetros por hora. Dessa forma, um flanco importante para a segurança do país fica protegido.

Além de busca e vigilância aérea de baixa altura, o aparato faz varredura mecânica que utiliza a técnica de emissões eletromagnéticas pulsadas, denominada pulso-Doppler. É resistente a interferências eletromagnéticas e possui baixa potência de transmissão, o que o torna muito discreto. Dispõe, ainda, de um identificador amigo-inimigo.

PORTABILIDADE

Com peso médio de 200 quilos, o SABER é facilmente mobilizado. São necessários apenas três soldados e cerca de 15 minutos para montar e colocar o sistema em operação. O sistema pode ser alimentado por energia elétrica ou operado por meio de baterias, e pode ser transportado por ar, água ou terra, utilizando-se apenas um veículo leve. Sua portabilidade permite o uso em lugares de difícil acesso, como montanhas e telhados de edifícios.

O aparelho é conectado ao sistema de defesa antiaérea do Exército e é ligado a um centro de comando e controle instalado em um furgão, que também é fabricado pelo CTEx. A unidade antiaérea mais adequada para fazer a proteção recebe um alerta quando a ameaça é identificada pelo radar. Então, com apenas um clique de mouse, são revelados a posição do avião, altura, distância e o ângulo em relação ao centro de operações antiaéreas, e um disparo é efetuado. O radar pode trabalhar integrado a uma rede de 12 diferentes armas. Para permitir a melhoria constante do aparelho sem a necessidade de modificações fundamentais em sua estrutura, o radar apresenta arquitetura flexível e que pode ser programada por hardware e software.

USO CIVIL

Mesmo tendo sido desenvolvido para uso estritamente militar, o SABER poder ser utilizado em tarefas civis. “O SABER M60 tem a capacidade de apoiar o controle de tráfego aéreo de área terminal em aeródromos de pequeno tráfego ou, ainda, ser substituto eventual para o caso de indisponibilidade temporária do radar de área terminal fixo de um aeródromo de maior capacidade, pois o seu radar secundário tem alcance de cerca de 80 km e opera também nos modos A e C, usados na aviação civil”, explicou o Cel Castelo.

Além de sua avançada tecnologia e versatilidade, o SABER também tem a virtude de adaptar-se às condições naturais próprias de países como o Brasil, onde a selva é densa e úmida. De acordo com o Cel Castelo, as principais características que convertem este radar em ferramenta adequada para a proteção de ambientes como o da Amazônia são seu peso leve e dimensões reduzidas, que proporcionam a capacidade de ser transportável por aeronaves de asa fixa de pequeno porte, como o C-98 Caravan, da Força Aérea Brasileira, que requerem pistas de pouso curtas, ou ainda por helicópteros. Também foram escolhidas frequências e técnicas de modulação do sinal mais adequadas a esse ambiente, ainda de acordo com o Cel Castelo.

Os pesquisadores do CTEx estão trabalhando, atualmente, no desenvolvimento de um radar SABER ainda mais avançado, o M200, que terá alcance de até 200 km e emprega o conceito de varredura eletrônica ativa por matriz de fases. Por isso, além das funções de vigilância, pode desempenhar outras missões como designação de alvos para sistemas de armas.

CTEX: INTELIGÊNCIA PURA

Com sede no Rio de Janeiro, Brasil, o Centro Tecnológico do Exército (CTEx) é o principal órgão encarregado de pesquisa e desenvolvimento de projetos tecnológicos para o Exército Brasileiro.

A instituição tem convênios com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), que proporcionam os recursos necessários para empreender projetos do porte dos radares SABER M60 e SABER M200.

O CTEx se transformou numa referência regional para outros países em termos de inovações tecnológicas e já desenvolveu aparatos de alta tecnologia militar, como veículos blindados, carros aerotransportados para paraquedistas e monóculos de visão térmica. O veículo de reconhecimento militar Gaúcho, de fabricação argentina, por exemplo, foi desenvolvido com tecnologia do CTEx em colaboração com outros órgãos militares do vizinho sul-americano.”

FONTE: site “DefesaNet”  (http://www.defesanet.com.br/defesa/noticia/4832/CTEx---O-Poder-do-Saber-).

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