O UAS Watchkeeper da Thales será o pilar da cooperação de defesa entre a França e o Reino Unido. (Foto: Thales)
[PESQUISA E INDÚSTRIA NO BRASIL PRECISAM DAR MAIOR ATENÇÃO A ESSA ÁREA PRIORITÁRIA PARA GRANDES POTÊNCIAS]O NOVO VANT ANGLO-FRANCÊS
Do blog “Cavock”
"WATCHKEEPER" SERÁ O PRINCIPAL PILAR DA COOPERAÇÃO DE DEFESA ENTRE REINO UNIDO E FRANÇA
“O maior sistema de aeronaves táticas não tripuladas (UAS) na Europa foi anunciado como um dos principais pilares de ampla cooperação de defesa anglo-francesa na área de UAS, com o Governo francês confirmando seu interesse em trabalhar com o Reino Unido para desenvolver a aeronave "Watchkeeper" da Thales.
Victor Chavez, diretor executivo da “Thales Reino Unido”, disse: “Os veículos aéreos não tripulados [UAV, ou VANT, ou Drone] têm desempenhado papel fundamental nas operações militares nos últimos anos, e é natural que eles agora também estejam no centro das atenções dos acordos internacionais de defesa. O Reino Unido e a França querem permanecer líderes no uso de UAV, e trabalhar juntos no “Watchkeeper” garantirá que ambos tnham as melhores capacidades de inteligência sem duplicar os custos.”
“A cooperação vai desbloquear enormes benefícios potenciais em termos de interoperabilidade, desenvolvimento tecnológico, articulação e colaboração industrial. A geminação do 32° Regimento da Artilharia Real Britânica com o 61° Regimento da Artilharia Francesa destaca o quão perto os dois países pretendem trabalhar nessa área.”
“Industrialmente, os UAV são fundamentais para a renovação do setor da defesa ao longo do próximo período, e o acordo de hoje dá confiança ao mercado que as indústrias britânica e francesa irão desempenhar papel central. A colaboração também cria a oportunidade de trabalhar com as melhores empresas pequenas e médias de ambos os países que costeiam o Canal da Mancha, para assegurar que essa capacidade dinâmica continue a evoluir.”
A Thales está na vanguarda da adoção crescente de UAS pelo Reino Unido, com experiência inigualável de 60.000 horas de operação com o Hermes 450 no Afeganistão e no Iraque.
O sistema de próxima geração “Watchkeeper”, a ser totalmente construído na Europa, será oferecido para missões de vigilância, salvamento e outras capacidades operacionais para as forças armadas do Reino Unido [e França], e é também o único UAV tático a cumprir os critérios de aeronavegabilidade europeus – completando mais de 100 vôos no Reino Unido como parte de seu programa de ensaios.”
FONTE: publicado no blog “Cavock” por Fernando Valduga (http://www.cavok.com.br/blog/?p=46551) [Título e subtítulo e pequenos ajustes no texto adicionados por este blog 'democracia&política'. Postagem por sugestão do leitor Probus]
A Embraer fez uma associação com a Elbit israelense para fazer um novo Vant, o Harpia, baseado no Hermes israelense.
ResponderExcluirIurikorolev,
ResponderExcluirBem lembrado. Já postei aqui reportagem sobre o Harpia. Foi há quase um ano, em 31 de maio de 2011, sob o título "VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO MADE IN BRAZIL”.
Maria Tereza
Maria Tereza
ResponderExcluirNão é aquele não.
Interessante que o nome é o mesmo !
Eles estão desenvolvendo ainda.
É coisa recente.
Vai ser tecnologia estado da arte !
Coloque no Google
"Embraer reveals design work on Harpia UAV"
Iurikorolev,
ResponderExcluirGostei de saber! Não conhecia. É da classe do Heron. Bem que eu estava achando o Harpia da minha postagem muito pequeno.
Vou postar texto sobre ele amanhã.
Obrigada
Maria Tereza