sábado, 24 de março de 2012

EMBRAER, BOEING E AIRBUS ANUNCIAM COLOBORAÇÃO PARA A COMERCIALIZAÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL PARA AVIAÇÃO


“A Embraer, a Boeing e a Airbus assinaram ontem (23) memorando de entendimento para o desenvolvimento de biocombustíveis para aviação com custos econômicos acessíveis e com desempenho similar aos de origem fóssil (drop-in). As três empresas líderes da indústria aeronáutica concordaram em buscar oportunidades de colaboração para cooperar com governos, produtores de biocombustíveis e outros ‘stakeholders’ para apoiar, promover e acelerar a disponibilidade de novas fontes sustentáveis de combustível para a aviação.

O Presidente da Embraer-Aviação Comercial, Paulo Cesar de Souza e Silva, o Presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes, Jim Albaugh, e o Presidente e CEO da Airbus, Tom Enders, assinaram o acordo no “Aviation and Environment Summit”, promovido pelo “Air Transport Action Group” (ATAG), em Genebra.

Estamos todos comprometidos em assumir papel de liderança em programas tecnológicos que possam facilitar o desenvolvimento de biocombustíveis para a aviação e sua aplicação efetiva mais rápida do que se estivéssemos atuando independentemente", disse Paulo César de Souza e Silva. “Poucas pessoas sabem que o conhecido programa de biocombustíveis de automóveis do Brasil começou dentro de nossa comunidade de pesquisa aeronáutica [dentro do CTA, unidade da Aeronáutica-MD em São José dos Campos-SP], na década de 1970, e continuaremos fazendo história.”

"Há momentos para competir e há momentos para cooperar", disse Jim Albaugh. "Duas das maiores ameaças à nossa indústria são o preço do petróleo e o impacto do tráfego aéreo comercial no nosso meio ambiente. Trabalhando junto com a Airbus e a Embraer em biocombustíveis sustentáveis, podemos agilizar sua disponibilidade e reduzir os impactos da nossa indústria no planeta que compartilhamos.”

Fizemos grandes avanços nos últimos dez anos na redução de emissões de CO2 de nossa indústria – apenas 3% a mais de consumo de combustível para um aumento de 45% no tráfego aéreo”, disse Tom Enders. “A produção e uso de quantidades sustentáveis de biocombustíveis de aviação é fundamental para alcançarmos as ambiciosas metas de redução de CO2 de nossa indústria e estamos fazendo isto por meio da utilização de pesquisa e desenvolvimento em diferentes cadeias de valor e apoiando a Comissão da União Européia para atingir a meta de 4% de biocombustível na aviação até 2020.”

O acordo de colaboração apoia a abordagem ampla e variada da indústria da aviação para reduzir as emissões de carbono. A inovação contínua e a dinâmica de competição do mercado leva cada fabricante a melhorar continuamente o desempenho de seus produtos, além da modernização do tráfego aéreo que é outro elemento crítico para a aviação alcançar crescimento neutro em emissões de carbono após 2020 e cortar pela metade as emissões do setor até 2050, em relação aos níveis de 2005.

O fato de esses três líderes da aviação terem deixado de lado suas diferenças competitivas para trabalhar juntos em apoio ao desenvolvimento de biocombustíveis ressalta a importância e o foco da indústria em práticas sustentáveis”, disse Paul Steele, Diretor-Executivo do ATAG. “Por meio desses acordos de colaboração, a aviação está fazendo tudo o que pode para obter reduções mensuráveis nas emissões de carbono, gerando grande valor econômico e social em todo o mundo.”

As três empresas são filiadas ao “Sustainable Aviation Fuel Users Group” (http://www.safug.org/), que inclui 23 importantes empresas aéreas responsáveis por, aproximadamente, 25% do uso anual de combustível de aviação.

A Embraer e a Boeing já estão colaborando para estabelecer indústria de biocombustíveis sustentável para aviação no Brasil e explorando novos caminhos tecnológicos para ampliar as fontes e a disponibilidade desses biocombustíveis. A Embraer, a Airbus e a Boeing também estão ativas no mundo todo para auxiliar o estabelecimento de cadeias de suprimento regionais, e as três empresas já apoiaram diversos voos com biocombustível, desde que os órgãos internacionais de normatização de combustíveis aprovaram seu uso comercial em 2011.”

FONTE: site “DefesaNet”  (http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/5279/Embraer--Boeing-e-Airbus-anunciam-coloboracao-para-a-comercializacao-de-biocombustivel-para-aviacao).

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