quarta-feira, 6 de junho de 2012

BRASIL É O PAÍS "ONDE OS EMPREGOS ESTÃO", afirma CNN (nos EUA)


REPORTAGEM DA REDE NORTE-AMERICANA SUGERE QUE JOVENS EM BUSCA DE TRABALHO NOS PAÍSES EM CRISE VENHAM PARA O BRASIL

“Uma reportagem publicada no site da rede de TV norte-americana CNN no fim de maio se somou aos inúmeros analistas que apontam o Brasil como a “bola da vez” no mercado de trabalho global, especialmente com o cenário de crise nos Estados Unidos e na Europa.

Há apenas 10 anos, profissionais brasileiros deixavam o país em busca de melhores empregos e maiores salários no exterior. Mas hoje em dia, trabalhadores qualificados de todo o mundo estão desembarcando no Brasil à procura de trabalho”, diz a correspondente do canal em São Paulo.

A matéria exalta o fato de a economia brasileira ter ultrapassado à britânica no ano passado, se tornando a sexta maior do mundo, além da explosão do mercado interno de consumo, com a ascensão de milhões de pessoas à classe média.

Na contramão dos países desenvolvidos, o desemprego no Brasil está no nível mais baixo da história – em torno de 6% –, mas o país ainda enfrenta dificuldades para suprir a demanda por mão-de-obra qualificada, o que, segundo a CNN, é uma oportunidade para jovens profissionais.

A reportagem ouviu um brasileiro cuja família migrou para os Estados Unidos nos anos 1990. Após se formar em Harvard, Jonathan Assayag voltou para o Brasil atraído por melhores oportunidades. Ele não vai manter uma empresa de tecnologia que abriu na região do Vale do Silício, na Califórnia.

Segundo a CNN, o número de brasileiros retornando ao país dobrou na última década, e eles vêm acompanhados de estrangeiros, em especial empresários e executivos de grandes empresas – o número de trabalhadores de outros países que chegam ao Brasil cresceu 57% no mesmo período.”

FONTE: “Operamundi”, no portal UOL  (http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/22260/brasil+e+o+pais+onde+os+empregos+estao+afirma+cnn.shtml). [imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário:

Postar um comentário