quarta-feira, 25 de julho de 2012

Censura: TUCANOS TENTAM CALAR NA JUSTIÇA CRÍTICAS EM BLOGs

[Nos anos 90, os tucanos e a grande mídia não precisavam de censura, pois já conseguiam abafar todas as falcatruas do governo demotucano FHC; a internet ainda não crescera e não incomodava]

TUCANOS TENTAM CALAR NA JUSTIÇA CRÍTICAS DE PHA E NASSIF A SERRA


“O PSDB entregou na segunda-feira (23) à Procuradoria-Geral Eleitoral uma representação pedindo a investigação de blogues e páginas da internet que considera críticos a seu candidato à Prefeitura de São Paulo, José Serra. O partido acredita ser necessário apurar “a utilização de organizações, blogs e sites financiados com dinheiro público, oriundo de órgãos da administração direta e de estatais, como verdadeiras centrais de coação e difamação de 'instituições democráticas' [sic]”.


A ação vem na sequência de novas críticas de Serra, que na última semana acusou de haver “jogo sujo” pela internet e retomou a expressão “blogues sujos”, com a qual atacou veículos de comunicação críticos ao seu governo no Estado [de SP] na campanha de 2010, quando foi derrotado por Dilma Rousseff na disputa pela Presidência da República.

Agora, em oito páginas, o PSDB tenta forçar a Procuradoria Eleitoral a investigar os repasses de publicidade feitos por órgãos do governo federal a veículos de comunicação, também repetindo estratégia levada a cabo em 2010, quando a vice-procuradora eleitoral Sandra Cureau exigiu da revista "Carta Capital" uma apresentação do balanço de verbas do tipo.

Na ocasião, o diretor de redação da publicação, Mino Carta, escreveu o editorial “Cureau, a censora”, no qual expôs sua insatisfação com o caso. “Sugiro à doutora Sandra que, de mão na massa, verifique também se a revista IstoÉ recebeu lauta compensação do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema quando o acima assinado em companhia do repórter Bernardo Lerer, escreveu uma reveladora, ouso dizer, reportagem sobre Luiz Inácio da Silva, melhor conhecido como Lula, publicada em fevereiro de 1978”, lamentou.

A ação do PSDB é formada com base em recortes de jornais e revistas da mídia tradicional – Veja, O Globo e Folha de S. Paulo –, também uma prática comum em 2010. O partido sai em defesa do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, e reproduz reportagem na qual o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu pede apoio social no julgamento da Ação Penal 470, do caso conhecido como mensalão.

Para o partido [tucano], a crítica feita por blogueiros a esses veículos de comunicação e a defesa de posturas consideradas favoráveis ao governo federal são sinais de que é "necessário promover uma investigação". O PSDB parte do pressuposto de que o dinheiro destinado à publicidade federal, recebido também por veículos pelos quais o partido tem apreço, são “patrocínio” e, portanto, estão proibidos pela legislação eleitoral.

Desta vez, Serra poderia encontrar nos blogues e páginas de internet uma dificuldade adicional, à medida em que sejam divulgadas novas informações sobre a participação de parentes e sócios no esquema de desvio de verbas e de lavagem de dinheiro vindo da privatização de órgãos públicos durante o governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), do qual ele foi ministro.

A ação [do PSDB] acusa, especificamente, os blogues "Conversa Afiada", do jornalista Paulo Henrique Amorim [PHA], e o "Dinheiro Vivo", de Luis Nassif. “O financiamento público de organizações, blogs e sites cuja especialidade tem se mostrado na coação e difamação de 'instituições democráticas' [sic] configura ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública da honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições!”, argumenta.

Em seu blogue, Paulo Henrique Amorim atribuiu, à medida tomada pelo PSDB, o desespero de Serra, que encontra dificuldades para alavancar sua candidatura à prefeitura de São Paulo. Apesar de liderar as pesquisas publicadas até agora, o tucano não tem conseguido avanços, é conhecido pela maior parte do público e sua taxa de rejeição sempre esteve acima de 30%. "Não adianta. 'Cerra' se encaminha para o fim da linha", ironiza.

Já Nassif vê na iniciativa uma tentativa de Serra de "calar qualquer voz crítica em relação a ele, como usualmente faz com jornalistas da própria velha mídia". Conforme escreveu em seu blogue, o tucano "é a mais perfeita vocação de ditador que a política brasileira moderna conheceu".

FONTE: do site “Rede Brasil Atual”; transcrito no portal “Vermelho” (
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=189270&id_secao=6).

COMPLEMENTAÇÃO (do blog “Os amigos do Presidente Lula”)

SERRA QUER  TAMBÉM INVESTIGAR POR QUE A SABESP E A CEMIG SÓ ANUNCIAM NA IMPRENSA DEMOTUCANA?

 

MP TEM QUE INVESTIGAR POR QUE A SABESP E A CEMIG SÓ ANUNCIAM NA IMPRENSA DEMOTUCANA


“Depois que o desespero do teto de 30% dos votos bateu na campanha de José Serra (PSDB-SP), o tucano resolveu perseguir a liberdade de expressão na internet, e atacar os blogueiros que o criticam.

Em 2010, ele tentou tirar blogs, como este nosso, do ar e não conseguiu, porque a Constituição garante que não vivemos numa ditadura demotucana.

Agora, ele acionou o Ministério Público para proibir empresas estatais de anunciar nos blogs que o criticam.

Vamos 'desenhar' para o tucano entender:

As empresas estatais federais anunciam em todos os veículos de comunicação:

- na Veja (que faz campanha sistemática antipetista);
- na Globo (que tem claro alinhamento demotucano e até encomendou um perito para tentar salvar Serra do vexame da bolinha de papel);
- na Folha de São Paulo (que já publicou ficha falsa de Dima e se recusou a publicar o documento verdadeiro do governo da Flórida que provava a associação de Verônica Serra com Verônica Dantas na empresa "decidir.com");
- no Estadão (que já declarou voto em Serra);

Por isso, não há motivo para deixar de anunciar em outros veículos de comunicação que tenham boa audiência, como é o caso de vários blogs e portais profissionais na internet, só porque têm linha editorial crítica aos demotucanos. 

Os alvos mais visíveis de Serra são Paulo Henrique Amorim e Luis Nassif, que têm carreiras jornalísticas e empresas de comunicação consolidadas, têm audiência e, mesmo tendo visão editorial trabalhista, no caso de Amorim, e social-democrata, no caso de Nassif, não são extensão de nenhum partido. Exercem sua liberdade de expressão e de imprensa conforme suas convicções e visão política, não cabendo a anunciantes interferir na linha editorial. Se ambos tecem críticas maiores à Serra, há grande contingente de brasileiros que concordam com esse pensamento. Por que José Serra se acha no direito de bani-los do jornalismo profissional?

E o que dizer dos blogueiros da revista "Veja", com vínculos carnais com os demotucanos? Por que as estatais deveriam anunciar somente na "Veja" e não nos demais veículos de mídia com público diferente, que também são consumidores dos produtos e serviços anunciados?

Se o Ministério Público tiver bom senso, não deverá gastar o precioso dinheiro público que paga seus salários procurando 'pelo em ovo', pois as estatais federais anunciam em todos os veículos de comunicação, independentemente de tendência política. Do ponto de vista de retorno comercial, é até certeza de que blogs críticos à privataria tucana tragam maior retorno comercial a essas empresas, pois seus leitores têm maior tendência a adquirirem produtos e serviços das empresas estatais, enquanto publicações neoliberais demonizam as estatais, fazendo apologia das empresas privadas [especialmente as estrangeiras] concorrentes.

O que mereceria investigação é por que as estatais sob controle de governos demotucanos [como em São Paulo] não anunciam em TODOS os veículos, independentemente de linha ideológica. Por que a SABESP, CEMIG e outras estatais sob controle demotucano só anunciam na velha imprensa que os bajula?”

FONTE da Complementação: blog “Os amigos do Presidente Lula” (http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2012/07/mp-tem-que-investigar-e-por-que-sabesp.html).  [Imagem do Google e trechos entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].

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