terça-feira, 10 de julho de 2012

EMBRAER - PREVISÃO DE ENTREGA DE 6.800 JATOS DE 30 A 120 ASSENTOS EM 20 ANOS

E-jets da Embraer

“A Embraer prevê que o transporte aéreo mundial, medido de acordo com a demanda de passageiro-quilômetro transportado (RPK), crescerá, em média, 5.0% anualmente, nos próximos 20 anos, o que demandará a entrega de 6.795 novos jatos no segmento de 30 a 120 assentos, em valor de mercado estimado em USD 315 bilhões a preço de lista.

A substituição de aeronaves antigas representará 53% das novas entregas, enquanto os 47% restantes suportarão o crescimento do mercado. A frota mundial de jatos em operação com capacidade de 30 a 120 assentos aumentará de 4.150 aviões em 2011 para 7.375 em 2031.

Previsão de entrega de jatos comerciais por segmento nos próximos 20 anos
Segmento (Assentos) 2012-2021  2022-2031   2012-2031
              30-60                  0                405               405
              61-90              1.325           1.300             2.625
              91-120            1.680            2.850             3.765
              0-120              3.005           3.790              6.795

Previsão de entrega de jatos comerciais de 30 a 120 assentos por região nos próximos 20 anos
                    Região             Total de entregas     Participação
                     América do Norte          2.195                      32%
                         Europa/CEI              1.905                       28%
                              China                  1.005                      15%
                      América Latina              670                        11%
                Oriente Médio/África            515                         7%
                       Ásia-Pacífico               505                         7%
                   Total (2012-2031)      6.795                      100%

O centro de gravidade da aviação vai se mover para o leste, principalmente para a Ásia e, em proporção menor, para a América Latina. Em 2031, os maiores mercados do mundo serão Ásia Pacífico e China, respondendo por 34% do RPK mundial. A Europa e a América do Norte estarão logo atrás, com 21% do RPK global cada.
 
Os principais fatores que impactam a indústria de transporte aéreo global são o forte ritmo de crescimento econômico nos mercados emergentes, a ascensão da classe média urbana, o crescimento econômico de pequenas e médias cidades, preços de combustíveis, o aumento das preocupações ambientais, maior concorrência entre as companhias aéreas e a busca contínua pela eficiência.

O Oriente Médio será o mercado que apresentará o maior crescimento nos próximos 20 anos, com taxa anual de RPK de 7,2%, seguido pela China e América Latina, ambos com 7,0%, Ásia-Pacífico com 5,8%, CEI – Comunidade dos Estados Independentes, com 5,6% e, por fim, África com 5,3%. Economias desenvolvidas crescerão menos, devido à maturidade do mercado de transporte aéreo. América do Norte e Europa crescerão 3,2% e 4,1%, respectivamente.

O segmento de jatos de 61 a 120 assentos, onde a família de E-Jets da Embraer é líder, permite às companhias aéreas maximizar a eficiência operacional e a rentabilidade através de melhor posição competitiva. Esse segmento representa parte significativa da rede de curto e médio alcance da aviação atual. Os E-Jets oferecem flexibilidade às companhias aéreas pelo ajuste à demanda (“right-sizing”), complementando ou substituindo jatos maiores ou mais antigos da mesma categoria e desenvolvendo novos mercados.

O segmento de 30 a 60 assentos tem sofrido impacto dos elevados preços de combustíveis e um ambiente de baixas tarifas, principalmente na América do Norte, onde cerca de 70% dos jatos de 50 assentos estão em serviço. No entanto, essa categoria continuará exercendo papel importante ao conectar mercados de baixa e média densidade com grandes centros (hubs), ajudando a desenvolver a aviação regional, tão necessária nos países emergentes.

SOBRE AO RELATÓRIO DAS PERSPECTIVAS DE MERCADO DA EMBRAER (“MARKET OUTLLOK”)

Desde a 1ª edição do “Embraer Market Outlook”, em 2004, há esforço de melhoria contínua e aperfeiçoamento do modelo, a fim de identificar e prever tendências futuras. O processo do “Market Outlook” consiste em duas etapas principais: previsão de demanda de tráfego por região com base em modelos econométricos e a previsão de entregas de novas aeronaves, desde turboélices de 30 lugares até “wide-bodies”.

O relatório completo (Embraer Market Outlook 2012-2031) está disponível em
www.embraercommercialaviation.com

FONTE: site “DefesaNet” (http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/6669/EMBRAER---Previsao-de-Entrega-de-6-800-Jatos-de-30-a-120-Assentos-em-20-Anos) [Imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].
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COMPLEMENTAÇÃO: fontes “Valor” e “Folha”

EMBRAER PROJETA VENDER US$ 315 BILHÕES EM NOVOS JATOS ATÉ 2031

 “A Embraer espera vender 6,8 mil jatos comerciais, com valor estimado em US$ 315 bilhões, até 2031. Segundo a empresa, a demanda por aeronaves em todo o mundo deve crescer anualmente 5% durante os próximos 20 anos.

A companhia diz que 53% dos pedidos serão para substituir modelos antigos, enquanto os 47% restantes representarão o crescimento do mercado. "A frota mundial de jatos em operação com capacidade de 30 a 120 assentos aumentará de 4,15 mil aviões em 2011 para 7,4 mil em 2031", diz comunicado da Embraer.

A maioria dos modelos, 3,8 mil, devem ter entre 91 e 120 cadeiras. Outros 2,6 mil pedidos viriam do segmento entre 61 e 90 assentos, e os 405 restantes, entre 30 a 60 lugares.

POR REGIÃO

A empresa diz que a maior parte das unidades seria entregue à América do Norte. São previstos 2,2 mil jatos para a região, ou 32% do total. Em seguida está a Europa e os países da antiga União Soviética, com 1,9 mil aeronaves (28%). Só a China deve receber mil novas unidades (15%).

A Embraer prevê que o eixo comece a se concentrar, no futuro, a leste. "Em 2031, os maiores mercados do mundo serão a Ásia do Pacífico e a China, respondendo por 34% da receita de passageiro por quilômetro transportado mundial", diz a companhia. Europa e América do Norte responderiam por 21% cada uma.

PAÍSES EMERGENTES

O impulso no mercado mundial de aeronaves virá, principalmente, do crescimento econômico de países emergentes e da ascenção da classe média urbana nesses locais.

Deve acirrar a concorrência o preço dos combustíveis e o aumento das preocupações ambientais.

E-JETS

Segundo a companhia, o preço dos combustíveis já vem impactando o segmento de 30 a 60 assentos.

A Embraer é líder de mercado com os E-Jets, que têm de 61 a 120 cadeiras, mas os aviões menores estão sendo menos procurados por conta dos gastos para abastecê-los e também das menores tarifas praticadas pelas companhias aéreas.

"A categoria [dos E-Jets] continuará exercendo papel importante ao conectar mercados de baixa e média densidade com grandes centros", diz a nota da empresa.”

FONTES da Complementação: jornais “Valor” e “Folha”

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