sexta-feira, 1 de março de 2013

SUCESSO DE LULA EM FORTALEZA

O ex-presidente Lula participou do primeiro seminário que discute os 10 anos do PT no governo federal. Foto: Arituza Timbó / Especial para “Terra “

[OBS deste blog 'democracia&política': presenciei o seminário em Fortaleza e, mais uma vez, fiquei impressionada com o grande carisma de Lula, sua brilhante 'presença de espírito', inteligência ímpar, com a imediata integração e a grande admiração que o ex-presidente logo causa na plateia. Para relatar de modo imparcial o evento, escolhi os dois textos abaixo, que não foram produzidos pela “mídia petista”. Mesmo assim, eles não conseguem esconder o sucesso de mais essa participação de Lula na vida política brasileira]:

"LULA EM FORTALEZA COBRA MORALIZAÇÃO E DEFENDE REFORMA POLÍTICA NO BRASIL

O EX-PRESIDENTE PARTICIPOU DO PRIMEIRO SEMINÁRIO QUE DISCUTE OS 10 ANOS DO PT NO GOVERNO FEDERAL

Por Arituza Timbó, do portal “Terra”, direto de Fortaleza

“O Hotel Oásis Atlântico, na praia de Iracema, em Fortaleza, foi o primeiro palco a receber o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, lideranças do PT e dos partidos da base aliada, que se reuniram para debater as ações do partido nos últimos dez anos. A capital cearense encabeçou uma lista de dez cidades brasileiras que sediarão o seminário 'O Decênio que Mudou o Brasil'. "Duvido que alguém tenha feito neste País o que fizemos em prol participação democrática da sociedade", destacou Lula.

O ex-presidente encerrou o seminário. Lula criticou as campanhas políticas milionárias e defendeu a aplicação de reforma política no País. "Somos seres humanos e cometemos erros. Quem errou tem que ser julgado e até punido. Mas não vamos permitir que joguem em cima de nós a pecha que carregaram a vida inteira no jeito de fazer política no Brasil",  afirmou. 

Em tom de brincadeira, Lula comentou sobre a reeleição de Dilma Rousseff. "A política é uma desgraça, vicia. Quando convidei a baixinha, os olhinhos dela brilharam. Esse brilho não apaga mais, porque temos consciência do que estamos fazendo nesse País. Eles não sabem do que são capazes", comentou.

O presidente do partido Ruy Lima foi o primeiro a discursar no encontro. Segundo ele, o seminário visa a rememorar as ações do PT desde 2003. "Não queremos fazer propaganda, mas é importante que a população assimile o conhecimento pleno dessas ações", afirmou. 

Ruy aproveitou, ainda, para alfinetar o senador Aécio Neves (PSDB-MG) que, na última terça-feira, criticou o governo por antecipar o calendário eleitoral do País. "Durante discurso no Congresso, um pretenso candidato não se lembrou, uma vez se quer, da palavra 'povo'. Como um político não se lembra da palavra povo, se é o povo que detém a soberania do País?", questionou. 

O líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira, declarou total apoio à reeleição de Dilma Rousseff. "O nosso partido é parte do governo do PT", pontuou.  Para o líder do PT na Câmara Federal, José Guimarães, a legenda está deixando para a política nacional "o legado de um partido de esquerda que consolidou uma rede de políticas públicas jamais vista no Brasil".

"Duvido que alguém tenha feito nesse País o que fizemos em prol participação democrática da sociedade", destacou Lula. Foto: Arituza Timbó / Especial para “Terra”

Para o líder do governo no Congresso Nacional, senador José Pimentel (PT-CE), foi graças ao governo do PT que o Brasil se tornou a sexta potência econômica do planeta. "Além disso, essa é a primeira vez que as nossas centrais sindicais registram pleno emprego no País", disse.

Márcio Pochmann, presidente da "Fundação Perseu Abramo", salientou que o PT conseguiu associar "crescimento econômico à distribuição de renda" no Brasil. Ele coordenou as falas dos presentes e anunciou o discurso da ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campelo. "O PT fez a maior busca ativa da população pobre do Brasil. Cerca de 13 milhões de famílias recebem o Bolsa Família, quase um quarto da população brasileira. Isso se soma a outros milhões de brasileiros que beneficiam de programas de transferência de renda", destacou a ministra. 

Tereza salientou ainda que foi durante o governo do PT que a renda do brasileiro cresceu. "Antes, só a dos mais ricos aumentava. Além disso, o PT conseguiu reduzir a mortalidade infantil em 40% no Nordeste", disse.

CID GOMES É RECEBIDO COM VAIAS

O governador do Ceará Cid Gomes (PSB) e o prefeito Roberto Cláudio (PSB) foram recebidos pelo público presente ao seminário com vaias. Cid declarou total apoio à reeleição da presidente. Para ele, o PSB não deve ter candidatura própria, mas investir em compor a chapa de reeleição de Dilma.

"Há motivos para comemorarmos hoje. O PT conseguiu em dez anos extinguir a miséria absoluta de um País. Além disso, o Brasil vive hoje com a menor taxa de juros de todos os tempos. Nós somos partícipes do governo do PT", disse.

A ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins, por sua vez, foi muito aplaudida pelos companheiros do partido. Antes de se pronunciar, ela conversou com os jornalistas e alfinetou Cid Gomes. Luizianne disse que ter um dia acreditado no grupo de Cid foi "o maior erro que cometi na política até hoje". Durante seu discurso, a presidente do PT estadual definiu como "fundamental" a reeleição de Dilma à Presidência. O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, não se manifestou durante o encontro.”


++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), à esquerda, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, ao centro, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o seminário "O Decênio que Mudou o Brasil", em Fortaleza

COMPLEMENTAÇÃO

Do portal de oposição, tucano, UOL/Folha:

"BRASIL SEM O PT É "IMPENSÁVEL", DIZ LULA EM EVENTO SOBRE OS 10 ANOS DO PARTIDO NA PRESIDÊNCIA

Por Carlos Madeiro, do UOL, em Fortaleza

Em um longo discurso na primeira edição do seminário que marca os 10 anos do PT na presidência, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não foi econômico nos elogios ao partido. Na noite de quinta-feira (28), em Fortaleza, Lula afirmou que não é possível mais imaginar o país sem a existência do PT.

"Se querem ver como PT é importante, imaginem esse país sem o partido. Hoje é impensável o Brasil sem o PT. E mais impensável ainda é o país sem essa experiência do nosso governo. E qual o milagre do nossos 10 anos? É que a nossa chegada trouxe tudo que a CUT [Central Única dos Trabalhadores] sonhou durante a vida inteira. O desejo reivindicatório dos trabalhadores foi cumprido. Quantos companheiros morreram e não viram o PT chegar ao governo", afirmou.

Os elogios ao partido não pararam por aí. Em discurso de mais de uma hora de duração, sendo interrompido frequentemente por aplausos, o ex-presidente voltou a criticar a oposição e defendeu que a presidente Dilma Rousseff siga fazendo comparações com governos anteriores.

"Esses 10 anos fizeram surgir uma consciência politica, e nós temos o direito de não ter medo de enfrentar qualquer adversário. Por isso, eles ficavam sem dormir ao ouvir eu dizer que 'nunca na história desse país'. E eu dizia isso isso para o povo compreender. A Dilma tem que seguir fazendo comparações", disse.

Lula também comentou sobre corrupção e afirmou que, mesmo com as recentes condenações de integrantes do PT no mensalão, o partido não deve aceitar a "pecha" de corrupto. Para isso, ele conclamou aos líderes petistas presentes a lutar com a fama disseminada do partido.

"Nós não vamos permitir que ninguém jogue a pecha que eles carregaram a vida inteira no jeito de fazer política. Eu duvido, e peço para que vocês estudem, que eles tenham criado tantos instrumentos de combate a corrupção como criei. Nós queremos uma reforma política, e eu mandei várias propostas como presidente. É só querer. Queria que, quem pegasse dinheiro de empresa privada para campanha, fosse preso por crime inafiançável", afirmou, complementando minutos depois: "Este partido não foi feito para pessoas andarem de cabeça baixa. Quem andar, por favor, procure outro partido."  

REVOLUÇÃO NA AMÉRICA


O ex-presidente ainda disse que a vitória do PT foi o pontapé para uma mudança na América Latina. "A gente fez uma revolução não só aqui, mas na América Latina. Depois da gente, vieram vitórias na Argentina, Nicarágua,  Equador; acabamos com a ALCA [Associação de Livre Comércio da América]. Hoje, ninguém carrega mais faixa "fora FMI" [Fundo Monetário Internacional]. Ao contrário, cobramos o dinheiro que ele nos deve", disse Lula, sendo aplaudido em diversos momentos do discurso. 


No Nordeste, Lula não deixou passar batido o tema seca, e fez elogios à "mudança de paradigma" das ações contra os efeitos das estiagens. "Veja a mudança: estamos tendo a seca mais profunda dos últimos 50 anos no Nordeste, e você não viu um saque. Há anos eles dizem que vão acabar com a seca, mas como a seca não acaba, pois ela é da natureza, temos que acabar com o problema da falta de água, e estamos acabando", afirmou.

Lula ainda fechou a palestra fazendo mais elogios ao partido e pedindo trabalho à militância para 2014. "Não existe no mundo um partido de esquerda que exerça tanta democracia como o PT. E quero dizer aqui a todos vocês que  nós temos um plano, e vamos reeleger a presidente Dilma Rousseff", disse.

Ao fim do discurso, os petistas presentes cantaram um dos principais gritos que marcaram a trajetória do ex-presidente: "Lula, guerreiro do povo brasileiro".

O encontro contou com a presença das principais lideranças do partido no país, além de integrantes de outros partidos, como do governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), que foi vaiado ao ser anunciado no evento.

FONTE: reportagem de Carlos Madeiro, de Fortaleza para o portal da oposição, tucano, UOL/Folha (http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2013/02/28/brasil-sem-o-pt-e-impensavel-diz-lula-em-evento-sobre-os-10-anos-do-partido-na-presidencia.htm). [Última imagem adicionada por este blog 'democracia&política'].

VÍDEO DO DISCURSO DE LULA:


2 comentários:

  1. O sucesso de LULA em Fortaleza...

    É interessante, é mesmo. É um sucesso!! Afinal, o LULA levou uma SURRA em Fortaleza na ELEIÇÃO (contra o CID) mesmo assim, está lá o TRAIDOR cearense, o CID, apoiando o LULA... Apoiando o Café Com Leite da FIESP, da FIRJAN e do CNI... É muita TRAIÇÃO, só mesmo o CEARENSE, é histórico, o cearense é assim, é TRAIDOR com seu PRÓPRIO POVO, prefere se sujeitar a BAJULAR SEU PRÓPRIO ALGOZ. Cearense é masoquista, é aprisionado na Síndrome de Estocolmo, no CEARÁ só tem SILVÉRIO, homenageiam até CASTELO BRANCO. Nem o Miguel ARRAES e o Dom Hélder suportaram seus conterrâneos e, correram para PERNAMBUCO...
    É muita cegueira. Esse LULA não é o LULA. Essa DILMA é a DILMA, judia oportunista, judia de mim.

    O nordeste NÃO é uma uma colônia do SUL MARAVILHA. O nordeste NÃO é um QUINTAL da paulicéia.

    Tá aí o GOLPE CONSTITUCIONAL preparado pelos UDENISTAS, EU estou torcendo por um GOLPE CONSTITUCIONAL, será a chance dos nortistas se separarem do SUL MARAVILHA, fica o SUL MARAVILHA com SEUS UDENISTAS, o nordeste segue seu caminho (com a AMAZÔNIA a SEUS pés).

    ResponderExcluir
  2. Probus,
    Acho que seu comentário transmite excessivo azedume. Não sei as causas, mas nada, para mim, justifica a desintegração territorial do Brasil. Lutaria até a morte contra ela. Por mais defeitos que os governos Lula e Dilma possam ter, e têm, eles foram e são muito melhores para a região Nordeste e, principalmente, muito menos antinacionais que aqueles da oposição quando estiveram no poder.
    Maria Tereza

    ResponderExcluir