segunda-feira, 15 de julho de 2013

O PERIGO DO ATRASO NA COMPRA DOS CAÇAS


Com a aposentadoria em dezembro da dúzia de Mirages em operação, militares temem que o espaço aéreo brasileiro fique sem proteção

Por Sílvio Ribas, no “Correio Braziliense”

“A demora do governo em concluir a compra de 36 aviões de caça para atualizar a frota da Força Aérea Brasileira (FAB), já ameaça a capacidade do país de proteção do espaço aéreo nacional, sobretudo o de Brasília. A novela, também conhecida como “programa FX-2”, se arrasta há mais de 12 anos e seu desfecho incerto ameaça reduzir o total de jatos do tipo em operação. Comprados de segunda mão da aeronáutica francesa e lotados desde 1995 na base aérea de Anápolis (GO), os 12 Mirages 2000 serão desativados em dezembro, quando também encerra o contrato de manutenção com a francesa Dassault.

Mirage 2000

Os aviões fabricados no começo dos anos 1980 e adquiridos pelo programa FX, do governo Fernando Henrique Cardoso, têm como principal missão defender a capital federal e ainda servem de apoio a outras bases. Militares ouvidos pelo “Correio” afirmam que essa aposentadoria já começou, gradualmente, e revelam apreensão com a chance de os modelos mais antigos em atividade, os norte-americanos F-5 [da década de 60], serem cancelados por razões técnicas. Esses últimos [após a modernização] têm baixa prevista só em 2025, mas são o principal alvo da licitação em curso.

Técnicos da FAB destacam ainda que a pequena frota do Mirage 2000, conhecida como caças de múltiplas missões, tem vantagens sobre as 57 unidades F-5, como velocidade superior e alta performance em combate, além de [também] poderem ser reabastecidos em voo. Ao contrário das duas primeiras frotas de jatos militares [Mirage 2000 e F-5], os 53 AMX, fruto da parceria de Brasil e Itália, têm perfil de ataque e não o de defesa e interceptação.

Cobrada por multinacionais da indústria aeronáutica, por governos e oficiais das Forças Armadas em torno da longa indefinição em relação à maior compra militar brasileira da história, orçada em US$ 7 bilhões, a presidente Dilma Rousseff avisa que só poderá ter resposta sobre o FX-2 no fim do ano. O Ministério da Defesa e a Aeronáutica encaminharam a ela, ano passado, pareceres definitivos sobre os concorrentes selecionados — o francês Rafale (Dassault), o norte-americano F-18 (Boeing) e o sueco Gripen (Saab). A assessoria do ministro Celso Amorim (Defesa) informou que o assunto é restrito ao Planalto.

Em outra ponta, o governo da França não consegue mais esconder a sua irritação com a demora na escolha pela Presidência da República entre as ofertas apresentadas, agravada pelos recentes sinais favoráveis à alternativa da Boeing. Uma prova desse descontentamento é que a aeronáutica francesa estará ausente este ano, pela primeira vez, no “Cruzex Flight”, exercício internacional da aviação de combate organizado pelo Brasil, com 11 delegações estrangeiras confirmadas.

São esperados 2 mil militares no maior evento dessa natureza na América do Sul, que será realizado em Natal (RN), em novembro. Sem apresentar justificativa e até então um dos destaques da atividade, os famosos caças franceses estarão ausentes pela primeira vez desde que o festival começou, em 2002. O “Cruzex Flight” também deverá representar um voo de despedida oficial da dúzia de Mirage 2000 da FAB.

Jean-Marc Merialdo, diretor da Dassault no Brasil, afirma não saber qual é a exata situação da concorrência internacional, “nem quando o governo decidirá ou mesmo se decidirá”. De toda forma, promete continuar atento à disputa, defendendo qualidades do produto e da parceria tecnológica incluída no pacote. “Acreditamos atender a todos os quesitos exigidos”, resumiu.

INDÍCIOS A FAVOR DA BOEING

Um dos indícios de que a briga bilionária para modernizar a frota de caças da FAB pende a favor da norte-americana Boeing é a imagem que circula em sites dedicados à aviação militar, com caças norte-americanos F-18 pintados nas cores da Força Aérea Brasileira. Antes disso, o favoritismo da francesa Dassault tinha sofrido o baque da negativa de uma definição feita pela presidente Dilma Rousseff ao colega François Hollande, no fim do ano passado, alegando dificuldades diante da crise econômica.

F-18

Nesse meio tempo, a Boeing, que em 2011 abriu escritório em São Paulo e contratou a ex-embaixadora Donna Hrinak para ser seu rosto no Brasil, abriu este ano a filial em Brasília. Além disso, anunciou parcerias com o Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e universidades, para desenvolver vários projetos industriais e intercâmbios.

CONFIANÇA
 
O presidente mundial da fabricante, Jim McNerney, que também preside o conselho de exportação do governo norte-americano, mostrou recentemente confiança na escolha da empresa, garantindo oferecer o melhor produto com a promessa de compartilhar tecnologia. Na última proposta da Boeing para o FX-2, foi incluído, além dos 36 caças, farto arsenal e equipamentos de terra.

Correndo por fora, a sueca SAAB avisou que já colocou em produção o modelo Gripen, que ofereceu ao Brasil. “Estamos bastante confiantes de que fizemos uma proposta de custo bastante efetiva e, ao mesmo tempo, consistente com a intenção do governo de proporcionar um salto tecnológico à indústria aeroespacial brasileira”, observou Andrew Wilkinson, diretor da fabricante sueca, ao ‘Correio.”


FONTE: reportagem de Sílvio Ribas, no “Correio Braziliense”. Transcrita no portal da FAB (http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?page=notimp). [Imagens do Google adicionadas por este blog ‘democracia&política’]’.

5 comentários:

  1. É pressão do OLIVA MERCADANTE, irmão do ALOIZIO.
    É pressão do LUIZ MARINHO, escoteiro dos GRINGOS. A galera do AIPAC dominou a cadeia, quando o POVO descobrir...
    É pressão. São PARASITAS... é a GALERA do AÇO e do CIMENTO, da SIDERURGIA, EMPREITEIROS...

    A realidade é que o PT se VENDEU à MÁFIA, ao SISTEMA. Bom, até o Mundo Mineral sabe que LULA e DILMA são queridinhos em WALL STREET.

    "NORDESTE, pior seca dos últimos 50 anos."

    "NORDESTE, 12 MILHÕES de sertanejos passam FOME."

    "Recursos Financeiros da TRANSPOSIÇÃO desviados para a CONSTRUÇÃO dos ESTÁDIOS de FUTEBOL."

    "Somos todos desterrados em nossas terras."

    "As origens do Separatismo."

    "Eu venho lá do Sertão e posso não agradar. Aprendi a dizer não. Ver a morte sem chorar."

    BOVESPA = FIESP = CUT = OTAN

    Só um cego não vê que LULA vendeu a SOBERANIA do BRASIL pra manter SEU CURRAL. Está tudo em casa, gato e rato no mesmo balaio, isso, às custas do NORDESTE.

    PT + PMDB = TRAIÇÃO e COVARDIA

    ResponderExcluir
  2. Probus,
    Bom retorno! Já estranhava sua ausência nos comentários.
    Quanto aos caças, qual a sua opinião? Não tê-los? Creio que não se pode arriscar em Defesa Nacional. Seria como não colocar portas e janelas em sua casa para não gastar com esses itens de defesa da família.
    Quanto à política, qual a alternativa? Volta dos demotucanos?
    Cruz Credo!
    Maria Tereza

    ResponderExcluir
  3. Eu?? Bom retorno?? Rsrsrsrsrs
    Bom, eu só não estava comentando, mas, nunca deixei de ROUBAR suas matérias pra postar em minha página no Face, aliás, muitos leem seu blog e postam também, eu roubo dos que roubam... somos pobres, não cobre Direitos Autorais.

    Maria Tereza, o Face é um vício, é lamentável você não está lá.

    Minha opinião é sepultar o FX-2 e fechar com o Su-35S e uma artilharia Anti-Aérea pesada, como o Almaz Antey. Seria uma ótima propaganda para os russos, afinal, fariam a proteção da COPA e das OLIMPÍADAS...

    https://www.youtube.com/watch?v=8IXVcmIYZDM

    Maria Tereza, NINGUÉM vai repassar TOT de seus TOP, quanto mais, a OTAN. Temos que lembrar que eles estão no Pacífico SUL, no Atlântico SUL, em CURACAO, na GUIANA e, no CARIBE.

    Insisto no Sukhoi, além de tudo, por uma questão Estratégica (Parceiros BRICS), Soberania (longe da dependência da OTAN) e pelo Custo/Benefício. Não dá pra comparar o Su-35S com Grippen, F-18, ou, até mesmo, com o RAFALE.

    Su-35S é para as dimensões continentais que temos, e ele é Multi-Funcional, Qualquer Tempo, Plataforma de Mísseis Ar-Ar, Ar-Terra, Anti-Navio.

    É imprescindível os Caças e, de várias tipos e modelos. Pra substituir o Elefante Branco AMX tem o Yak-130.
    Para substituir os F-5 e os Mirage tem o Mig-35.
    Lembro que poderíamos montá-los aqui para comércio em toda a América Latina.
    TOT é outra história. Nós não temos tempo hábil para esperar 20 anos para colocar na Ativa um Equipamento Bélico, estamos desarmados.

    E eu ainda acho que temos que insistir com o VLS.

    E temos que ter nosso bombom U-235.

    Quanto à política, qual a alternativa??? Quá quá quá quá quá
    Quer mesmo saber minha opinião?? Lembra da brincadeira do Golpe Comunista de 2014??? Pois eu acho que os COMUNISTAS podem subir ao PLANALTO em 2014 e, seria o MAIOR GOLPE da FACE da TERRA.

    Eduardo Campos está dormindo, se ele acordar... ele pega o POVO do Sertão, o Ribeirinho, o Caiçara, o Seringueiro, o Pantaneiro, o Geraizeiros, o Farroupilha, o SEM-Teto, o SEM-Terra e o FAVELADO e, VENCE as Eleições no Primeiro TURNO de 2014.
    Ele tem condições pra fazer isso, mais ninguém.

    Eugênio Issamu, seu pupilo rebelde da Caatinga do sertão, dos Beatos, dos Santos e dos Cabra da Peste.

    ResponderExcluir
  4. Probus,
    Concordo com você. Também acho que o Su-35S seria melhor solução para as dimensões brasileiras e para as ameaças mais prováveis, que estão nas grandes potências ocidentais (aliadas ou não, por pretexto fabricado, com algum vizinho nosso).
    Vejo boas qualidades no Eduardo Campos, mas ele está longe desse seu almejado golpe de 2014. Ele, até agora, foi somente um afagado instrumento útil para a direita, para levar a eleição para o segundo turno, quando a direita pensa que ganharia. E ele que não ouse ter sonhos mais altos, pois seria massacrado pela mídia direitista.
    Maria Tereza

    ResponderExcluir
  5. Eduardo Campos, até a surra espetacular que ele deu no Humberto Costa, era o queridinho do PT...

    Eduardo Campos, é o MAIOR inimigo do PSDB no Brasil, é em Recife que está o Sérgio Guerra.
    Se o DUDU se aliar ao PCB ele vence as Eleições de 2014. E mais importante que vencer as eleições é refundar a ESQUERDA, o PT é Canhota Direitosa, quase um DEM, lotado de UDENISTAS até a tampa do pote.

    Aloizio MERCADANTE; José EDUARDO CARDOZO; Paulo BERNARDO; Arlindo CHINAGLIA; Delcídio do AMARAL; Ricardo BERZOINI; Eduardo e Marta SUPLICY; Lindbergh FARIAS e Alessandro MOLÓN; Odair CUNHA e Paulo TEIXEIRA; Cândido VACCAREZZA, Jilmar TATTO e Carlos ZARATTINI; Ideli SALVATTI e José Eduardo DUTRA; Rui FALCÃO; Angela PORTELA; Aníbal DINIZ; Gleisi HOFFMAN; Mírian BELCHIOR;

    Maria Tereza, 12 milhões de sertanejos estão em Estado de Calamidade com a PIOR seca dos últimos 50 anos.
    Transposição do São Francisco atrasada, DILMA desviou os recursos para os ESTÁDIOS...
    Cestas Básicas?? Poços Artesianos?? Cilos?? Ração de Emergência? Solidariedade??
    O inglês da ferrovia escreveu no barracão: For all...

    Agora vai PESAR o VETO dos ROYALTIES...
    Agora vai pesar a Reforma AGRÁRIA... 11 anos de PT, 11 anos de MENTIRAS.
    Agora vemos, claramente, a Luta de Classe, do Homem URBANO... parasita do Homem RURAL. "Já naquela altura, depois de tanto abuso, era impossível distinguir homem do porco", A Revolução dos Bichos, George Orwell.

    DUDU vai criar a ÁGUABRAS e o Imposto Sobre as Grandes Fortunas.
    NORDESTE não é RECIFE, FORTALEZA, SALVADOR... NORDESTE é SERTÃO, não se pode esquecer este detalhe geográfico.

    ResponderExcluir