domingo, 11 de agosto de 2013

NOVAS DESCOBERTAS DE PETRÓLEO EM SP e SERGIPE

Do blog “Fatos e Dados”, da Petrobras

NOVA DESCOBERTA DE PETRÓLEO NO PRÉ-SAL DA BACIA DE SANTOS


“Confira nosso comunicado oficial sobre a descoberta de nova acumulação de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos:

A Petrobras comprovou a ocorrência de petróleo no poço 3-SPS-101 (3-BRSA-1179-SPS), localizado na área do ‘Plano de Avaliação da Descoberta de Carioca’, no bloco BM-S-9, no pré-sal da bacia de Santos. O poço, informalmente denominado de ‘Iguaçu Mirim’, está localizado a 303 km do litoral do estado de São Paulo, 34 km a sul do poço descobridor (1-SPS-50 – Carioca) e a 9 km a sul do poço ‘Iguaçu’ (4-BRSA-709-SPS), em profundidade de água de 2.158m.

Essa nova descoberta foi comprovada com amostragens de óleo de cerca de 20 graus API, por teste a cabo, em reservatórios carbonáticos do pré-sal a partir de 4.850 metros de profundidade.

O Consórcio BM-S-9 é operado pela Petrobras (45%) em parceria com a BG EΠBrasil (30%) e Repsol Sinopec Brasil (25%).

O prazo para a Declaração de Comercialidade é 31 de dezembro de 2013.”


COMPLEMENTAÇÃO

 

COMPROVADA EXTENSÃO DA DESCOBERTA DE ‘FARFAN’, NA BACIA DE SERGIPE

  


Do blog “Fatos e Dados”, da Petrobras

“Confira nosso comunicado oficial sobre a confirmação de potencial da área de ‘Farfan’, na Bacia de Sergipe:

“A Petrobras informa que os resultados da perfuração do primeiro poço de extensão 3-SES-176D (3-BRSA-1178D-SES), informalmente conhecido como ‘Farfan 1’, localizado na área da concessão BM-SEAL-11, bloco SEAL-M-426, em águas ultraprofundas da Bacia de Sergipe, comprovam a extensão da descoberta de petróleo leve realizada anteriormente na área de ‘Farfan’, em arenitos turbidíticos do Campaniano Superior (Formação ‘Calumbi’), conforme nota divulgada ao mercado em 11 de outubro de 2012.

O poço está localizado a 104 km da cidade de Aracaju, a cerca 5 km do poço descobridor e em profundidade de 2.476 metros. O poço constatou reservatório com espessura de 51 metros, apresentando boas condições permoporosas.

No momento, o poço ainda está em perfuração, e, em seguida, será realizado um teste de formação para verificar a produtividade do reservatório.

Essa acumulação integra o projeto de desenvolvimento da Bacia de Sergipe-Alagoas em águas profundas, conforme previsto no ‘Plano de Negócios e Gestão da Petrobras para o período 2013-2017’.

O consórcio dará continuidade ao Plano de Avaliação da Descoberta (PAD), que está em aprovação pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A Petrobras é a operadora do consórcio (60%) em parceria com a IBV-BRASIL (40%).”


Nenhum comentário:

Postar um comentário