A presidente Dilma Rousseff está ganhando terreno sobre os adversários e já volta à situação de quem venceria a eleição de 2014 em primeiro turno – posição que ostentava antes dos protestos populares de junho.
Pesquisa Vox Populi divulgada ontem, sexta-feira 6, pela revista “Carta Capital” aponta a presidente com 38% de intenções de voto para o primeiro turno das eleições, dois pontos percentuais a mais que a soma de seus adversários mais conhecidos.
Marina Silva marcou 19%, Aécio Neves obteve 13% e Eduardo Campos, 4%. Eles chegaram a 36%. A principal novidade da mostra, porém, é a distância registrada entre Dilma Rousseff e Marina Silva, que vinha se aproximando da presidente. Agora, essa vantagem quase dobrou - passou de 9 para 19 pontos.
"O mesmo ocorre quando se substitui Aécio por José Serra na cabeça de chapa do PSDB ou quando o paulista é incluído como opção do PPS. Serra levaria os tucanos a 18% das intenções de voto, porcentual idêntico ao de Marina, e Dilma permaneceria com 37%. Ou seja, não haveria mudança expressiva", avalia Marcos Coimbra, presidente do Vox Populi.
Reportagem recente publicada pelo jornal online “Brasil 247” mostra que a estratégia política da presidente tem motivado a sua recuperação nas pesquisas depois das manifestações. Além disso, ela viu a oposição errar em alguns fatos recentes, como com as críticas ao programa “Mais Médicos”, que não ganharam o aval da população.”
FONTE: jornal online “Brasil 247” (http://www.brasil247.com/pt/247/poder/114145/Vox-Populi-com-38-Dilma-venceria-em-1%C2%BA-turno.htm).
COMPLEMENTAÇÃO:
DILMA ROUSSEFF LIDERA A CORRIDA PARA 2014
“De acordo com matéria publicada, na sexta-feira (06), pelo site da revista ‘Carta Capital, a presidenta Dilma Rousseff lidera as intenções de voto para a disputa presidencial de 2014.Segundo números do ‘Vox Populi’, se a eleição fosse hoje, a presidenta teria o mesmo índice dos votos somados pelos adversários do cenário mais provável da disputa.
Confira a íntegra do texto da ‘Carta Capital’:
“No cenário mais provável da disputa para 2014, a presidenta Dilma Rousseff tem hoje o mesmo índice de intenção de votos do que a soma do desempenho de seus três possíveis adversários. É o que revela a mais recente pesquisa CartaCapital/VoxPopuli, publicada na atual edição da revista. O levantamento faz parte de uma parceria entre o instituto e a publicação para a divulgação do cenário eleitoral a cada dois meses.
A pesquisa, realizada entre 7 e 9 de agosto, coloca a presidenta em vantagem sobre os adversários. A petista soma 38% das intenções de voto, seguida por Marina Silva (Rede Sustentabilidade), com 19%, Aécio Neves (PSDB), com 13%, e Eduardo Campos (PSB), com 4%. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais, o que deixa a possibilidade de segundo turno em aberto. Outros 15% dos eleitores disseram que vão votar em branco ou em ninguém e 11% estão indecisos. A primeira medição do cenário, feita pouco antes dos protestos de junho explodirem, colocava a presidenta com 51%, seguido por Marina e Aécio (14% cada) e Campos (3%).
Na pesquisa atual, 35% dos entrevistados disseram considerar o governo Dilma ótimo ou bom, contra 22% dos que consideram a gestão ruim ou péssima.
Para 49%, o maior problema do País hoje é a saúde. Outros 16% consideram a segurança o item mais problemático e 11% a corrupção.
O instituto mediu também o índice de confiança nos políticos. Dos entrevistados, 46% dizem confiar na presidenta, contra 47% dos que não confiam. O político recordista de desconfiança, segundo o instituto, é Renan Calheiros (64%), seguido por Michel Temer (58%) e José Serra (55%).”
FONTE (da complementação): PT no Senado (http://www.pt.org.br/noticias/view/na_midia_dilma_rousseff_lidera_a_corrida_para_2014).
Bem que "eles" tentam. 2014 vai ser um ano de teste para cardíacos.
ResponderExcluirWagnerortiz,
ResponderExcluirPara o bem da saúde dos cardíacos da direita, eles não deverão fazer esforço exagerado, nem violências contra a democracia.
Maria Tereza