quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

BRASIL RECEBE NOTA MÁXIMA DO “COMITÊ DA BASILEIA” (SUIÇA)


O Brasil recebeu a nota máxima do "Comitê de Basileia para Supervisão Bancária" na regulamentação de capital do sistema financeiro.

Segundo informou o Banco Central (BC), o relatório com o resultado do Brasil foi publicado pelo Comitê ontem, terça-feira (10), com nota final atribuída à regulamentação brasileira em “Compliant”, ou seja, em plena conformidade, nível mais alto da escala de avaliação.

De acordo com o BC, dos 14 componentes avaliados, 11 foram considerados como em plena conformidade. Os demais componentes da avaliação foram considerados como em conformidade ampla.

O país participou, ao longo de 2013, do “Regulatory Consistency Assessment Program” (RCAP), programa de avaliação do “Comitê de Basileia para Supervisão Bancária”. O programa avalia o grau de aderência da regulamentação prudencial de um país aos padrões mínimos acordados no comitê e referendados pelo G20, grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo. O Brasil é membro do “Comitê de Basileia” desde 2009.

Segundo o BC, o relatório sobre Brasil é o sétimo do processo do RCAP sobre os padrões de capital recomendados pelo “Comitê de Basileia”. Relatórios anteriores sobre União Europeia, Estados Unidos, China, Japão, Suíça e Cingapura estão disponíveis no sítio do “Comitê de Basileia” na internet. Estão em andamento a avaliação de Austrália e Canadá e a reavaliação das regras de “Basileia 3” na União Europeia e nos Estados Unidos.



A regulamentação de “Basileia 3” é um conjunto de recomendações para a estrutura de capital das instituições financeiras. As regras refletem as lições tiradas da crise econômica internacional. A ideia é garantir que as instituições financeiras tenham recursos reservados para absorver choques em momento de crise. As economias integrantes do G20 de implementar as recomendações de “Basileia 3”.

O resultado da avaliação realizada denota o compromisso do Brasil na adoção dos melhores padrões internacionais. O RCAP, em conjunto com o do “Programa de Avaliação do Setor Financeiro” (FSAP) realizado em 2012, pelo Banco Mundial e pelo FMI, confirmam que o sistema financeiro brasileiro é sólido e resiliente”, diz o BC em nota.”

FONTE: Agência Brasil (http://www.pt.org.br/noticias/view/regulamentacaeo_financeira_do_brasil_recebe_nota_maxima_de_comite_da_basile).

Nenhum comentário:

Postar um comentário