sexta-feira, 23 de maio de 2014

INAUGURADO TRECHO DE 855 Km DA FERROVIA NORTE-SUL (1574 Km JÁ PRONTOS)



Presidenta Dilma inaugurou o trecho Anápolis-Palmas da Ferrovia Norte-Sul. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR


Ferrovia Norte-Sul permite integração entre o interior e o litoral do Brasil

"A presidenta Dilma Rousseff destacou em discurso a importância de ampliar a infraestrutura de transporte pelo território nacional durante a cerimônia de inauguração de trecho da Ferrovia Norte-Sul. “Aqui se pode conectar todo o Brasil com o sistema ferroviário”, declarou a presidenta.

Dilma entregou o trecho de 855 quilômetros da ferrovia que liga as cidades de Anápolis (GO) e Porto Nacional (TO) na manhã de quinta-feira (22). Concebida há 27 anos sob o propósito de interligar a malha ferroviária e diminuir custos de transporte, a Norte-Sul terá a extensão de 4.155,6 quilômetros e interligará dez estados do território nacional.

Essa coluna vertebral permitirá que estados, um Estado como é o Estado de Goiás, do interior, seja de fato um Estado perto do mar, perto dos navios. Ela coloca o litoral aqui. Transforma Goiás num polo logístico, porque ela será crucial para ligar todos os sistemas de transporte do Brasil, tanto aqueles que se dirigem ao Sul, que são mais tradicionais, quanto aqueles que se destinarão ao Norte, e que serão o futuro do país, se olharmos a importância das hidrovias no nosso país. Essa ferrovia é uma conquista”, comentou.

A expectativa inicial é a de que um volume de 4 mil toneladas de minério de ferro circule pelo trecho entre Anápolis e Porto Nacional tendo como destino o porto de Itaqui, na região de São Luís (MA).

O trecho de Palmas a Anápolis se interliga com o segmento de Palmas a Açailândia (MA) da Norte-Sul, com 719 km, que está em operação desde 2007. No total, são 1.574 km de linha férrea desde Maranhão até Goiás.

Considero que aquilo que eu vi aqui hoje neste distrito agrícola e industrial de Anápolis é que recuperamos a iniciativa do investimento em ferrovias. Devemos nos orgulhar disso”, disse a presidenta.

Investimentos

A inauguração do trecho marca a nova conjuntura em que está inserido o transporte ferroviário de carga no Brasil, segundo o Ministério dos Transportes. Alvo de R$ 4,2 bilhões em investimentos previstos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a "Norte-Sul" passará a ser ferrovia estruturadora do Sistema Ferroviário Nacional, ao proporcionar acesso de produtores a vários portos e corredores de exportação. Também irá estimular a competitividade intramodal, não só entre os portos, mas também entre os operadores logísticos que realizarão o transporte da carga.

“Dizem que demorou 27 anos. É verdade, mas vou dizer o seguinte: demorava 27 anos. Hoje não demora mais. Quero dizer a vocês, que foi um grande esforço em 2007 dar início ao trecho Araguaína-Palmas, porque o governo federal ainda não tinha os recursos todos disponíveis. E nós fomos fazendo, e fomos também aprendendo enquanto fazíamos, porque o Brasil tinha parado de investir durante muito tempo”, afirmou a presidenta.

Dilma também exaltou o fato de o governo recuperar a iniciativa do investimento em ferrovias ao lembrar que a próxima parte da Norte-Sul, que vai de Goiás até Estrela do Oeste (SP), está em fase adiantada de construção. A presidenta reafirmou que obras como a ferrovia são prova de que o Brasil tem condições de investir em infraestrutura.

O Brasil tinha deixado várias ferrovias Norte e Sul para trás. Estou falando em relação a outros segmentos. Portanto, considero que o que eu vi aqui hoje, o que podem ver e que vão sentir aqui neste distrito agrícola e industrial de Anápolis é que recuperamos a iniciativa do investimento em ferrovias. (…) Essa ferrovia é o sonho que tínhamos e agora podemos dizer: está plenamente realizado e comprovado que se fomos capazes de fazer o trecho original, concluiremos o trecho que nós mesmos projetamos. O Brasil tem todas as condições de investir em infraestrutura”, analisou.

Entre os benefícios do empreendimento estão a significativa redução do custo do transporte de carga, do consumo de combustível e do índice de acidentes nas estradas, já que grande parte da carga escoada atualmente pelas rodovias poderá ser transportada pela Ferrovia Norte-Sul.






















Ouça a íntegra do discurso (23min08s) da Presidenta Dilma

FONTE: Blog do Planalto (https://www2.planalto.gov.br/acompanhe-o-planalto/discursos/discursos-da-presidenta/discurso-da-presidenta-da-republica-dilma-rousseff-na-cerimonia-de-inauguracao-da-ferrovia-norte-sul-trecho-anapolis-palmas-anapolis-go).

COMPLEMENTAÇÃO 1

DILMA REALIZA UM SONHO: A "NORTE-SUL"

Tem a turma do tranca-roda, que acha que não dá !


(Foto: Guilherme Rosa / Blog do Planalto)

Do portal "Conversa Afiada":

"A Presidenta Dilma Rousseff participou na quinta-feira, 22, em Anápolis, GO, da conclusão do trecho original da Ferrovia Norte-Sul.

São os 860 km de Palmas, TO, até Anápolis, que fecham o projeto original concebido 27 anos atrás pelo então presidente José Sarney, que ela fez questão de homenagear.

A partir do ano que vem, será possível concluir os 660 km do trecho da ferrovia que ligará Anápolis a Estrela do Oeste, SP.

E de Estrela do Oeste, a carga segue em ferrovia já pronta de Campinas ao porto de Santos.

Haverá, portanto, a ligação de Itaqui, no Maranhão, a Santos, em ferrovias.

E, mais tarde, lembrou a Presidenta, com a ligação ferroviária de Estrela do Oeste a Panorama (SP), se complementará a ligação entre Itaqui no Maranhão com Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

Dilma ressaltou o papel estratégico dessa “coluna vertebral”, “dessa ferrovia das ferrovias”, que corta o Brasil de Norte a Sul.

E, se hoje, destacou, se imagina o fluxo de progresso que leva do Norte para Sul, não esquecer do que vai acontecer no futuro com a expansão do Sul para o Norte, se se olhar para o desenho das hidrovias brasileiras.

A Ferrovia Norte-Sul, disse ela, é a prova de que o Brasil pode superar um atraso inexplicável: porque a era da ferrovia foi do fim do Século XIX ao início do Século XX.

Mas, quando foi feito o primeiro PAC, em 2007, o Brasil não tinha projetos na prateleira para licitar.

E os que tinha eram ultrapassados.

O Brasil tinha pago ao FMI em 2005, mas, em 2007, ainda não tinha dinheiro para tocar a Norte-Sul.

A partir de Anápolis, que é o centro do Brasil, será possível interligar todos os modais de transportes: ferroviário, rodoviário, hidrovias, portos e aeroportos.

Anápolis e seu porto seco, mais a construção de aeroporto de cargas será o centro logístico do país.

A obra, lembrou o Ministro Cesar Borges, dos Transportes, corta 34 municípios (10 em Tocantins e 24 em Goiás), construiu 35 pontes, 36 viadutos, e deu 8.900 empregos diretos.

E vai poder exportar farelo de soja e produtos manufaturados que venham da Zona Franca de Manaus.

Dilma enfatizou que o Brasil tinha parado muito tempo de investir.

E especialmente em infraestrutura.

A conclusão da N-S demonstra que o Brasil recuperou a iniciativa.

A N-S é o sonho que o Brasil realizou !

Se foi possível realizar o trecho concebido originalmente, vamos construi-la toda, do extremo Norte ao extremo Sul !

Porque há duas maneiras de enfrentar a realidade, ela disse.

Uma é o pessoal do tranca-roda. Que diz “não vai dar”.

E outra, o que diz “vai dar”.

Porque, se não tentar, não acontece.

Problema faz parte de enfrentar a realidade.

E nesta solenidade, disse ela, podemos ter certeza de que temos trabalhador competente e empresário que sabe tomar riscos – e podem ter certeza de que o Governo tem a determinação de resolver problemas.

É possível fazer !

Vamos em frente !, ela concluiu".


FONTE da complementação 1: portal "Conversa Afiada", do jornalista Paulo Henrique Amorim  (http://www.conversaafiada.com.br/economia/2014/05/22/dilma-realiza-um-sonho-a-norte-sul/).

COMPLEMENTAÇÃO 2

"NORTE-SUL" NÃO EXISTE NO PIG. BEM FEITO !

Sarney e Dilma realizam o plano secreto do Lula​.



Do portal "Conversa Afiada":

"O 'jn' ignorou solenemente a Norte -Sul, a concretização de um sonho de 27 anos.

Assim como fraudou o Globope e fez o Isidoro, amigo navegante, constatar: foi a manipulação da manipulação. (Para não mencionar a pág. 3, divertidíssima, do Globo Overseas sobre a mesma manipulação da manipulação: “cresce a chance do segundo turno”. Só se for na assembleia dos credores da Globo Overseas, quando acabar o encaixe da Copa.)

O "Globo Overseas" tratou da Norte-Sul do ângulo do “atraso”: começou no Governo Sarney – sob a ferrenha oposição de São Paulo – e se conclui agora, com desdobramentos para Santos e Rio Grande (RS).

O "Estadão", em comatoso estado, também tratou do Sarney.

E a "Fel-lha de SP" – não chegue perto, porque ela tem mau hálito, por causa da bílis – simplesmente não noticiou.

Bem feito !

O Governo vai ter que esperar o horário eleitoral gratuito – em que tem o triplo do tempo do "Arrocho", aquele que depende do desemprego – para mostrar aos brasileiros a importância dessa “ferrovia das ferrovias”, “coluna vertebral” do Brasil, como disse a Presidenta.

É claro que a omissão do PiG tem um caráter eminentemente político, partidário e Golpista !

O que é bom – pra Dilma – a gente esconde,” diria o Rubens Kamúpero ! Ou será Ali Ricumel ?

Tem também do geocentrismo e do etnocentrismo da elite paulista – "a pior do mundo", segundo o Mino Carta.

São Paulo ignora o Brasil e só não tenta uma segunda Guerra da Secessão, como a de 1932, porque o jogo virou.

"São Paulo não pensa o Brasil !", dizia o mestre Fernando Lyra.

E São Paulo olha para o Nordeste, o Norte e o Centro-Oeste como os produtores de algodão da Carolina do Norte olhavam para o Norte, o Nordeste – e para os negros. Com preconceito ! Desprezo.

Quantos paulistas sabem distinguir Anápolis, em Goiás, de Annapolis, em Maryland, EUA ? Onde ficam Açailândia, Itaqui, Barcarena, Rondonópolis – essa pergunta a um paulista do new-money seria ofensiva, jeca … Agora, pergunte sobre Bel Harbour ou os outlets de Long Island …

E mal sabem eles que o "Nunca Dantes" realizou quinta-feira – na inauguração da Norte-Sul – uma parte de seu plano ultrassecreto. Fazer o Brasil crescer para fora de São Paulo. Levar o Brasil para dentro do Brasil, para outros cantos.

Como observou a Dilma na solenidade da conclusão da ferrovia – no plano previsto pelo Sarney:

"Hoje, todo mundo pensa no fluxo de prosperidade que vai surgir do Norte para o Sul, nos trilhos da ferrovia. Mas, olhem bem para o rumo das hidrovias".

(O paulista faltou à aula de Geografia !)

E imaginem o fluxo de expansão e crescimento que vai surgir do Sul para o Norte, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil.

Sem, esquecer da Transposição do rio São Francisco, que o "Estadão" e o "Fintastico" não conseguiram abortar.

E é desse fluxo, de baixo para cima, que a elite de São Paulo faz questão de se marginalizar. Por preconceito. Do programa de investimentos em infraestrutura, de que a Norte-Sul é eloquente exemplo.

E a BR-163 ?

E a agricultura em torno de Sinop, que entope a Urubóloga ?

E o terminal de carga em Rondonópolis ?

E Lucas do Rio Verde, que vai se ligar à Norte-Sul ?

O Brasil cresce (muito !) fora de São Paulo. E nos trilhos.

Já ouviu falar, amigo navegante, naquela história de perder o bonde ?

A Big House paulista e seus instrumentos no PIG perderam o vagão.

E por que milhões e milhões de brasileiros só saberão da Norte-Sul quando o João Santana fizer outros daqueles comerciais que ensandecem a Direita ? [O TSE certamente também proibirá a exibição...]

Porque o PT deve uma "Ley de Medios" ao Brasil !

Porque não tem uma tevê estatal forte, competitiva !

Bem feito ! Quem manda ter medo da Globo ?"


FONTE da complementação 2: do portal "Conversa Afiada" do jornalista Paulo Henrique Amorim (http://www.conversaafiada.com.br/pig/2014/05/23/norte-sul-nao-existe-no-pig-bem-feito/).

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